Migalhas Quentes

STF está no TikTok; conteúdo criativo visa atingir novos públicos

Suprema Corte brasileira já contava com páginas no Instagram, Facebook, Youtube e Twitter.

13/7/2021

(Imagem: Arte Migalhas)

O STF chega a uma das redes sociais mais populares no momento em todo o mundo: o TikTok. A medida faz parte da estratégia do Tribunal de ampliar os canais de comunicação. Com o perfil @stfoficial, a Corte disponibiliza conteúdo criativo e acessivo, com o objetivo de aproximar a sociedade e novos públicos ao dia a dia da Corte.

O primeiro vídeo compartilhado na rede social é um diálogo irreverente entre conhecidas obras de arte - a escultura de Davi, Monalisa e a Moça com o Brinco de Pérola dando as boas-vindas à escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti, localizada em frente ao Supremo, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Confira:

Corte digital

O Supremo vem trabalhando para implantar uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente e moderna, com ênfase nas inovações tecnológicas. É esta uma diretriz da gestão do presidente Luiz Fux, que pretende conduzir o STF a se tornar a primeira Corte Constitucional 100% digital.

O que é?

O TikTok é uma plataforma de publicação de vídeos fundada em 2016, na China. No início, a rede era focada em vídeos curtos de comédia e entretenimento. Atualmente, possui conteúdo nas áreas de educação, política, saúde e arte.

A rede possui alto potencial de alcance e viralização, especialmente entre o público jovem. Com isso, a ideia é que a conta institucional (@stfoficial) divulgue informações acerca de decisões da Corte e do funcionamento do Judiciário de forma inovadora.

Outras redes

O STF possui conta no YouTube desde 2009 e registra, hoje, 399 mil inscritos e mais de 43 milhões de visualizações. Foi a primeira Corte Suprema do mundo a ter um canal oficial na comunidade de vídeos mais popular da internet.

Lá são disponibilizados os vídeos das sessões plenárias, das Turmas, audiências e eventos online. Na plataforma, também são transmitidos em tempo real os julgamentos colegiados e audiências públicas.

Criado em agosto de 2009 e atualmente com mais de 2,2 milhões de seguidores, o perfil do STF no Twitter dá ênfase às notícias e serviços do Tribunal. Em novembro de 2020, o STF lançou contas oficiais no Facebook e no Instagram, que possuem atualmente 86 mil e 10 mil seguidores, respectivamente.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB libera impulsionamento de postagens em redes sociais

29/6/2021
Migalhas Quentes

Juíza faz vídeo trocando vestido pela toga e viraliza nas redes sociais

18/11/2020
Migalhas Quentes

Juiz polemiza sobre governo e pandemia em rede social; CNJ pede explicações

16/4/2020
Migalhas Quentes

CNJ proíbe magistrados de apoiar ou criticar políticos nas redes sociais

17/12/2019
Migalhas Quentes

STF é vítima de Instagram falso. Corte informa que só possui contas no Twitter e no Youtube

1/4/2018

Notícias Mais Lidas

"Vale-peru"? TJ/MT fixa R$ 10 mil de auxílio-alimentação em dezembro

19/12/2024

Bosch é condenada a pagar R$ 1,7 mi por fraude em perícias judiciais

19/12/2024

iFood é multada por designar representante hospitalizado em audiência

19/12/2024

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

MP/BA investiga Claudia Leitte por retirar "Iemanjá" de música

19/12/2024

Artigos Mais Lidos

Afinal, quando serão pagos os precatórios Federais em 2025?

19/12/2024

Atualização do Código Civil e as regras de correção monetária e juros para inadimplência

19/12/2024

5 perguntas e respostas sobre as férias coletivas

19/12/2024

A política de concessão de veículos a funcionários e a tributação previdenciária

19/12/2024

Julgamento do Tema repetitivo 1.101/STJ: Responsabilidade dos bancos na indicação do termo final dos juros remuneratórios

19/12/2024