Migalhas Quentes

Lava Jato: Ministro critica falta de sustentação oral da Petrobras

A empresa era a recorrente em ação que discute se é válido aditamento de pedido em ação por improbidade administrativa para incluir danos morais a Petrobras.

25/5/2021

O ministro Herman Benjamin, em sessão da 2ª turma do STJ nesta terça-feira, 25, criticou a ausência de sustentação oral por parte da Petrobras em ação no âmbito da Lava Jato. A empresa é a recorrente no processo.

Onde está a Petrobras? No processo mais importante em que ela própria é recorrente, hoje, não se ouviu a sustentação oral. Como juiz só posso registrar o fato para que não passe de forma ignorada. É um fato grave.”, disse o ministro.

O recurso em questão discute se é válido aditamento de pedido em ação por improbidade administrativa para incluir danos morais a Petrobras, como ressarcimento por construtoras acusadas, no âmbito da operação Lava Jato, de firmarem contratos fraudulentos em conluio com empresas cartelizadas e seus dirigentes.

As construtoras recorrem da decisão do TRF-4 que admitiu o pedido. Já a Petrobrás recorre sustentado que a celebração de acordo de leniência por algumas das empresas rés não prejudica a sua pretensão de ver ressarcidos os danos morais coletivos decorrente do abalo de imagem sofrido pela empresa.

O recurso da Petrobras foi parcialmente conhecido e provido pelo relator, Herman Benjamin, com determinação que a ação de improbidade administrativa prossiga contra os demandados mesmo os que celebraram acordo de leniência e recurso da OAS não provido.

O ministro Og Fernandes pediu vista.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ: Advogados podem requerer sustentação oral presencial na Corte Especial

15/9/2020
Migalhas Quentes

STJ: 2ª seção nega sustentação oral em reclamação incabível

12/8/2020

Notícias Mais Lidas

Advogado João Neto é preso por suspeita de agredir namorada; veja vídeo

15/4/2025

Juíza dá cinco minutos para advogada ler peça da parte contrária juntada em cima da hora

15/4/2025

Gilmar Mendes suspende ações sobre pejotização em todo o país

14/4/2025

Quem é João Neto, advogado preso por suspeita de violência doméstica

15/4/2025

NR-1: Vigência de norma sobre saúde mental no trabalho deve ser adiada

15/4/2025

Artigos Mais Lidos

A cada 7 minutos um simples Zé Eduardo se torna um juiz Edward Albert Lancelot Dodd

15/4/2025

O juízo 100% digital vs a corte Mc Donald’s

14/4/2025

Quanto tempo leva o acerto pós perícia do INSS?

14/4/2025

Principais aspectos da Teoria Geral dos Contratos

16/4/2025

“A infância encarcerada”

14/4/2025