Parece até que foi ontem, mas 20 anos já se passaram desde a virada do milênio. Nessas duas décadas, além do importante nascimento deste matutino, a 13 de novembro de 2000, outros acontecimentos marcavam o Brasil. Relembre alguns.
E você, migalheiro que nem era nascido, aproveite para conhecer.
Adeus, ano velho!
O ano de 2000 começou sem o temido “bug do milênio” (ufa!), que foi um medo coletivo de que, na virada do ano, os computadores não entendessem a mudança e uma pane geral ocorresse nos sistemas e serviços.
Reforma do Judiciário
Ainda em janeiro daquele ano, a Câmara dos Deputados aprovou a reforma do Judiciário em 1º turno, com 456 votos a favor, 21 contra e 1 abstenção. O texto previa a criação do controle externo do Judiciário e da Justiça itinerante, o fim do recesso dos tribunais e a imposição da idade mínima de 25 anos para os juízes.
Ataque hacker
Sim, você não está lendo errado! Parece atual, visto os acontecimentos recentes, mas lá em 2000 os ataques hackers já causavam preocupação ao governo. As investigações da época concluíram que houve pelo menos 46 invasões, sendo 18 delas em endereços eletrônicos mantidos por órgãos governamentais. Os números faziam do Brasil um dos países que mais registravam ataque de hackers.
Brasil 500 anos
O 5º centenário do Brasil foi marcado por protestos de sem-terra, índios, estudantes, movimentos negros e punks. A comemoração, em Porto Seguro, foi tensa e acabou com 141 presos e bombas de gás e balas de borracha.
Banespa
Em novembro, o Santander comprou o antigo Banespa por R$ 7 bilhões, o que representava um ágio de 281% sobre o preço mínimo. Com a compra, o banco espanhol virou o 3º no ranking privado do Brasil.
Eleição americana
Em dezembro, o republicano George W. Bush elegeu-se presidente dos Estados Unidos, derrotando o candidato Al Gore. O democrata ligou para Bush e informou que havia desistido da disputa após 36 dias de briga judicial sobre a contagem de votos no Estado da Flórida. Parece até atual essa briga, não é?