Migalhas Quentes

OAB pede participação nas discussões no CNJ sobre implementação de inovações tecnológicas

Ordem alega que muitos advogados não dispõem de equipamentos para realização de atos virtuais.

24/4/2020

A OAB encaminhou nesta quinta-feira, 23, ao presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, ofício por meio do qual pede a participação da OAB nas discussões, elaboração e implementação de novidades tecnológicas e plataformas eletrônicas a serem utilizadas como suporte para a produção de atos judiciais durante a pandemia da covid-19.

No documento assinado pelo presidente nacional, Felipe Santa Cruz, afirma a Ordem que "é preciso tempo para que a advocacia conheça e se adapte às novas regras do mundo virtual, sobretudo diante da diversidade de sistemas adotados". Assim, solicita a efetiva interlocução e o diálogo constante e preparatório do CNJ com a classe.

No mesmo sentido, solicita a edição de recomendação dirigida aos tribunais brasileiros para que adotem idêntica providência, em contato com os Conselhos Seccionais da OAB, permitindo a inclusão segura da advocacia nas novas tecnologias.

Alterações tecnológicas

O presidente afirma que, a título de exemplo, "milhares de profissionais da advocacia não dispõem de equipamentos dotados de webcam, microfone ou conexão eficiente com a internet para participação em atos telepresenciais, sobretudo em suas residências".

Ademais, o documento pontua uma série de fatores que poderiam ocorrer e ser afetados devido às realizações de atos em meio virtual, como audiência de instrução, contaminação de prova testemunhal, e possibilidade de desabilitação do microfone do advogado – hipótese que evidenciaria violação ao direito de protesto.

Diz a Ordem que é "impensável exigir das partes o suporte tecnológico e custoso para a realização de audiências virtuais", e que “esse ônus não pode e não deve ser repassado integralmente aos profissionais da advocacia".

Por fim, considerando que o CNJ disponibilizou "Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais", com prazo de validade ligado à pandemia, solicita a entidade a adoção dessa plataforma como padrão nacional, sempre facultando ao advogado a concordância da realização desses atos em meio virtual.

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja, clique aqui: www.migalhas.com.br/coronavirus 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

OAB pede retorno dos prazos nos processos eletrônicos

20/4/2020
Migalhas Quentes

Covid-19: OAB/SP alerta para que advogados sigam normas de publicidade sob pena de infração ética

3/4/2020
Migalhas Quentes

OAB suspende prazos e prorroga teletrabalho até 30 de abril

1/4/2020
Migalhas Quentes

OAB/SP mobiliza advocacia paulista para enfrentamento da pandemia

1/4/2020

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024