Migalhas Quentes

Coordenador da Lava Jato na PGR deixa o cargo

Com saída de José Adonis Callou de Araújo Sá, Augusto Aras anunciou Lindora Araújo para o cargo e decidiu aumentar a equipe.

23/1/2020

José Adonis Callou de Araújo Sá anunciou nesta quinta-feira, 23, que decidiu deixar o posto de coordenador da Lava Jato na PGR. Ele permaneceu no cargo por três meses, desde outubro do ano passado, quando foi indicado pelo procurador-Geral da República, Augusto Aras.

Tão logo a notícia se espalhou, Augusto Aras já anunciou novo nome para a função: Lindora Araújo. A subprocuradora atuava até então na coordenação de casos penais no STJ. Recentemente, mandou parecer ao tribunal defendendo a federalização da investigação da morte da ex-vereadora Marielle Franco.

Além disso, Aras decidiu ampliar a equipe. Agora, além dos seis procuradores que atuavam na equipe, o grupo de trabalho terá dois nomes novos: o procurador Vladimir Aras, que foi da equipe de Rodrigo Janot, e a procuradora Raquel Branquinho, que coordenou o grupo de trabalho na gestão de Raquel Dodge.

Segundo o jornal O Globo, divergências e insatisfação com a gestão do atual PGR motivaram a saída de José Adonis. Já o site G1 informa que, apesar das divergências de posição com Aras, esse não teria sido o motivo pelo qual deixou o cargo. Adonis, que é subprocurador-Geral da República, deve voltar a atuar em processos de Tribunais Superiores.

Veja como fica a nova composição:

Baixa

Adonis Sá coordenava uma equipe com mais seis procuradores, que já atuavam no grupo da Lava Jato na gestão de Raquel Dodge. No fim do mandato dela, o grupo pediu demissão coletiva da função apontando “grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF". A manifestação citada envolvia pedidos de arquivamento de parte de delação do empreiteiro Léo Pinheiro com implicações envolvendo Rodrigo Maia e o irmão do ministro Dias Toffoli. Com a saída de Dodge, eles retornaram para o grupo de trabalho.

Entre as atribuições do coordenador da Lava Jato na Procuradoria estão coordenar coleta de depoimentos, provas, audiências, requisitar informações e participar de negociações sobre acordos de delação premiada.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Caso Daniella Perez: Justiça busca bens de assassina para indenizar mãe

7/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Artigos Mais Lidos

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Comprou imóvel nos últimos 5 anos? Você pode ter direito à restituição de ITBI!

6/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025