Centenas de personalidades do meio jurídico estiveram ontem, em SP, para celebrar o crescimento da Mediação no Brasil: são mais de 70 mil acordos feitos pelo Instituto Vertus e mais de 20 bilhões de reais envolvidos nas transações. O evento teve como intuito comemorar a formação de mediadores qualificados e lançar o curso online "Mediação e Gestão de Conflitos". Já são mais de 100 mediadores formados pelo Instituto Vertus em menos de dois anos.
Parte desse sucesso está no trabalho desenvolvido em parceria com a Telefônica. São mais de 30 mil autores beneficiados com os acordos. "Esse é o maior projeto de mediação realizado pelo TJ/SP. Seguindo os critérios do STJ, nossa ideia é ajudar a diminuir o acervo do Tribunal e acabar com os processos", explica o coordenador de Contencioso da companhia, Daniel Granado.
De acordo com o desembargador José Carlos Ferreira Alves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), o Instituto Vertus é responsável por 7 % de todos os acordos do TJ/SP. Para ele “o modelo da tradicional advocacia de litigância tem que ser abandonado e o diálogo deve prevalecer sobre a briga forense.” Da mesma opinião compartilha o secretário de justiça do Estado de SP, Paulo Dimas Mascaretti, ex-presidente do tribunal paulista. “A mediação e conciliação faz com que as pessoas encontrem caminhos para pacificar o coração e elevam os paradigmas de justiça”.
De acordo com o fundador do Instituto, Rubens Decoussau Tilkian, a missão do instituto é incentivar a paz, promover o desenvolvimento das pessoas e fortalecer as relações.
“Na vida todo mundo tem seu ideal de paz e felicidade e muitas vezes as pessoas buscam caminhos de ter uma vida sem conflitos. Mas isso seria utópico de imaginar. O segredo está em como lidar com os conflitos e recebe-los no dia a dia. Olhar como uma oportunidade de uma chance; de redesenhar os caminhos. Nossos hábitos precisam ser modificados para que nossa vida seja diferente. Deixemos de lado os conflitos para comemorar. Além de comemorar o curso e os 70 mil acordos, quero celebrar a vida e a amizade.”
O Instituto Vertus utiliza métodos próprios, desenvolvidos a partir de mais de uma década de estudos e casos de sucesso, possibilitando às partes envolvidas no conflito serem protagonistas de sua própria história. Os cursos oferecidos para formação de mediadores são certificados e habilitados pela Escola Nacional de Formação de Magistrados – ENFAM e pelo TJ/SP - Tribunal de Justiça de São Paulo. O mediador, a partir de avaliações, deve mapear o conflito de forma imparcial e aproximar as partes com foco na solução do impasse. Ao mesmo tempo em que o profissional neutraliza interferências externas e internas que possam prejudicar a compreensão das causas, ele ajuda os envolvdidos a celebrarem um acordo bom para ambos, de maneira mais célere e mais econômica.