Migalhas Quentes

Diretor geral da OMC: reformas são essenciais para política econômica atual

Para Roberto Azevêdo, redução no custo dos negócios aumentará competitividade do Brasil.

27/9/2019

Em que pese o Brasil estar entre as entre as 10 maiores economias do mundo, sua participação no comércio mundial ainda é pequena se comparada ao seu potencial. Em evento promovido pelo IASPRoberto Azevêdo, diretor geral da OMC - Organização Mundial do Comércio, falou sobre o futuro do país e sua influência na agenda econômica internacional.

De acordo com o diplomata, o principal elemento da política econômica atual é o aumento da competitividade do Brasil. Na visão dele, é necessário que haja uma maior abertura da economia e uma participação mais efetiva do produto brasileiro no mercado internacional. Para isso, o país precisa reduzir seus custos de produção e negócio.  E as reformas propostas pelo atual governo estão alinhadas para que isso aconteça.

A reforma tributária é sem dúvida um dos elementos centrais desse esforço de redução de custos e aumento de competitividade do produto brasileiro. Mas não só essa. As outras reformas também. Todas são essenciais para se conseguir esses objetivos econômicos que foram apresentados até agora pelo ministro da economia e pelo presidente da república.

Para ele, é necessário que o Brasil promova uma abertura ao comércio estrangeiro de maneira sustentável, levando-se em conta as mudanças estruturais que estão acontecendo nas economias mundiais, como a digitalização e os novos modelos de negócio que estão revolucionando completamente bens e serviços na forma que são produzidos e trocados.

Ele alerta ainda que reformas são complementares entre si e é fundamental que aconteçam de forma simultânea e tragam a previsibilidade e estabilidade que o Brasil precisa,  evoluindo e respondendo ao mundo moderno. 

Prestigiado, o evento contou com a presença do ex-ministro do STF Francisco Rezek, do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer e outros expoentes da advocacia paulistana. 

Fotos: Felipe Lampé

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025