Migalhas Quentes

Dicas para advogados desenvolverem a habilidade oratória

Imprescindível principalmente nas sustentações orais, a oratória deve ter início na graduação.

11/9/2019

Você certamente deve saber que a oratória é uma habilidade muito apreciada em advogados. Ela é bastante importante no dia a dia da profissão e é aplicada em diversas ocasiões, mas é imprescindível principalmente nas chamadas sustentações orais.

Mas será que é possível desenvolver a oratória? Esta é uma dúvida muito comum entre advogados e estudantes de Direito. Afinal, é uma preocupação que muitas vezes começa já durante a graduação – uma vez que são poucas as faculdades que incluem a oratória na grade curricular, e quando o fazem é em caráter extracurricular.

É possível desenvolver uma boa oratória, e pensando nisso a Saraiva Jur oferece algumas dicas que ajudam a aprimorar essa importante habilidade.

Como desenvolver a oratória?

A primeira coisa que você precisa saber é que ter uma boa oratória não é necessariamente um "dom". É claro que muitas pessoas falam bem em público naturalmente, como se já tivessem nascido com a dicção perfeita e com a eloquência necessária para se expressar muito bem diante de plateias.

Mas não se engane: não é porque hoje tem dificuldades com isso que você terá para sempre. É possível, sim, desenvolver a capacidade de se expressar bem em público e causar uma excelente impressão na frente das outras pessoas.

O ponto é que, como quase tudo na vida, uma boa oratória exige prática. E o hábito de treinar o discurso deve começar desde cedo, preferencialmente durante a graduação.

Por isso, estudantes de Direito também precisam ficar atentos a este tema. E como não é sempre que a instituição de ensino estimula o desenvolvimento desta habilidade por meio de cursos livres, é importante que a iniciativa parta do próprio aluno.

É possível aprender a falar bem em público por conta própria?

Não só é possível, como também é barato.

O maior especialista do país em oratória, Reinaldo Polito, tem diversos livros sobre o assunto. As obras são reconhecidas nacionalmente como as melhores e mais eficientes para treinar e melhorar a capacidade de falar e se expressar bem em público.

E você sabe que, com bons livros de oratória em mãos, você certamente colherá dicas fundamentais para desenvolver essa habilidade. Mas existem outras dicas que podem fazer toda a diferença. Veja exemplos:

Confira outras dicas você no vídeo abaixo:

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF anula bônus por desempenho fiscal a aposentados e pensionistas

4/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Artigos Mais Lidos

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Marcas e funk: Por que se encontraram no Tribunal?

4/1/2025