Você certamente deve saber que a oratória é uma habilidade muito apreciada em advogados. Ela é bastante importante no dia a dia da profissão e é aplicada em diversas ocasiões, mas é imprescindível principalmente nas chamadas sustentações orais.
Mas será que é possível desenvolver a oratória? Esta é uma dúvida muito comum entre advogados e estudantes de Direito. Afinal, é uma preocupação que muitas vezes começa já durante a graduação – uma vez que são poucas as faculdades que incluem a oratória na grade curricular, e quando o fazem é em caráter extracurricular.
É possível desenvolver uma boa oratória, e pensando nisso a Saraiva Jur oferece algumas dicas que ajudam a aprimorar essa importante habilidade.
Como desenvolver a oratória?
A primeira coisa que você precisa saber é que ter uma boa oratória não é necessariamente um "dom". É claro que muitas pessoas falam bem em público naturalmente, como se já tivessem nascido com a dicção perfeita e com a eloquência necessária para se expressar muito bem diante de plateias.
Mas não se engane: não é porque hoje tem dificuldades com isso que você terá para sempre. É possível, sim, desenvolver a capacidade de se expressar bem em público e causar uma excelente impressão na frente das outras pessoas.
O ponto é que, como quase tudo na vida, uma boa oratória exige prática. E o hábito de treinar o discurso deve começar desde cedo, preferencialmente durante a graduação.
Por isso, estudantes de Direito também precisam ficar atentos a este tema. E como não é sempre que a instituição de ensino estimula o desenvolvimento desta habilidade por meio de cursos livres, é importante que a iniciativa parta do próprio aluno.
É possível aprender a falar bem em público por conta própria?
Não só é possível, como também é barato.
O maior especialista do país em oratória, Reinaldo Polito, tem diversos livros sobre o assunto. As obras são reconhecidas nacionalmente como as melhores e mais eficientes para treinar e melhorar a capacidade de falar e se expressar bem em público.
E você sabe que, com bons livros de oratória em mãos, você certamente colherá dicas fundamentais para desenvolver essa habilidade. Mas existem outras dicas que podem fazer toda a diferença. Veja exemplos:
- É muito importante causar impacto positivo tanto no começo da fala quanto ao final dela. Existem alguns gatilhos que você pode lançar mão para introduzir e concluir sua colocação oral e, desta forma, causar boa impressão do início ao fim, deixando seu público muito bem impressionado;
- Treinar com bastante antecedência também é fundamental. Mas não basta treinar por 15 minutos uma vez por semana. É necessário praticar pelo menos uma hora por dia em frente ao espelho e/ou gravando para assistir depois. Não se engane: fazer isso é primordial para entender onde você está errando e como pode melhorar a dicção.
Confira outras dicas você no vídeo abaixo:
__________