Faleceu neste sábado, 24, em Porto Alegre, o ministro aposentado do STJ Ruy Rosado de Aguiar Júnior. Ele tinha 81 anos.
Rosado atuou na Corte entre 1994 e 2003, tendo presidido a 4ª turma do STJ no biênio 1999/2001 e atuado como coordenador-Geral da Justiça Federal em 2003.
Carreira
Nascido em Iraí/RS, Rosado formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Univesidade Federal do Rio Grande do Sul em 1961. Depois, especializou-se em Direito Penal e fez mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 1963, tornou-se promotor de Justiça, cargo que ocupou até tornar-se juiz do Tribunal da Alçada, em 1980.
Em 1985, Rosado passou a ocupar o cargo de desembargador do TJ/RS, tendo presidido o Conselho Estadual dos Juizados Especiais e de Pequenas causas entre 1989 e 1992. Em 1994, foi nomeado ministro do STJ.
Ao longo de sua carreira, Ruy Rosado também atuou como professor e, recentemente, exercia a advocacia.
Luto
A presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Vera Lúcia Deboni, lamentou a morte de Ruy Rosado. "O falecimento do ministro deixa a magistratura gaúcha enlutada por tudo que significou. A AJURIS perde um associado que viveu e contribuiu intensamente com o engrandecimento da associação, não só por ter sido diretor da Escola Superior da Magistratura, mas também por contribuir sempre com todas as tarefas para as quais foi chamado. Estamos de luto e abraçamos também a família, em especial o colega Ruy Rosado de Aguiar Neto."