Carlos Barbosa, head do Departamento de Aviação Civil do escritório Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais, fará exposição sobre "O Papel da Tripulação na Segurança Operacional". A palestra ocorrerá amanhã, na "Semana de Segurança Operacional (SSO) 2019" da ELEB - EMBRAER.
Com mais de 35 anos de experiência, a Embraer Divisão Equipamentos (ELEB) desenvolve e produz uma diversificada gama de produtos para aplicação aeronáutica, como sistemas de trens de pouso, atuadores hidráulicos, válvulas eletro-hidráulicas, reservatórios hidráulicos, pilones, entre outros. A Divisão participa do ciclo completo dos equipamentos, desde sua concepção e desenvolvimento, passando pelos testes, certificação, manufatura até o suporte pós-venda.
Visando atingir níveis cada vez mais elevados de segurança operacional, a ELEB promove anualmente sua Semana de Segurança Operacional, trazendo ao debate assuntos de extrema importância para o setor. Este ano, dentre os temas que serão discutidos, será abordado o papel dos tripulantes na segurança das operações aéreas, com questões sobre fadiga humana na aviação, CRM (Crew Resource Management) e legislação do aeronauta.
Para Barbosa: "Apesar do destaque que problemas de projeto, de automação e de treinamento ganharam com os recentes acidentes envolvendo o Boeing 737-8 Max, os fatores humanos, com especial destaque para fadiga e gestão de recursos no cockpit, têm se mostrado preponderantes nas ocorrências aeronáuticas registradas nos últimos anos".