Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Mediação e o Reconhecimento da Pessoa"

Livro discute e aprofunda a possibilidade de solução dos conflitos interpessoais através de mecanismos mais democráticos de fazer Justiça, convidando o leitor a repensar radicalmente o papel do Direito e da justiça na sociedade atual.

16/9/2019

No livro "Mediação e o reconhecimento da pessoa" (CLA - 160p.), o autor Guilherme Assis de Almeida discute e aprofunda a possibilidade de solução dos conflitos interpessoais através de mecanismos mais democráticos de fazer Justiça, convidando o leitor a repensar radicalmente o papel do Direito e da Justiça na sociedade atual.

A primeira parte está centrada no debate sobre o direito ao acesso à Justiça, cujo surgimento se dá com Estado de Direito, e teve seu desenvolvimento no âmbito acadêmico e na comunidade jurídica a partir do relatório de Cappelletti e Garth (séc XVIII).

Para tanto, apresenta, de modo didático e com casos concretos, os pilaresdeste direito no Brasil e as esferas da justiça que são criadas para o reconhecimento da pessoa e a mediação de conflitos.

A segunda parte do livro traz o diálogo acadêmico entre os conflitos interpessoais e a violência, utilizando as dimensões do Direito e do amor para o reconhecimento intersubjetivo, com contribuições valiosas para a compreensão de que a utilização da mediação para a constituição do sujeito é condição sine qua non para o fortalecimento da democracia. 

Sobre o autor:

Guilherme Assis de Almeida é advogado, possui doutorado em Direito pela USP. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos temas de Direitos Humanos, Direito Internacional, não violência, violência e refugiado.

________

Ganhador:

Roger Pavan, de Vitória/ES

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024