Migalhas Quentes

Bolsonaro afirma que pai de Santa Cruz desapareceu pelas mãos do próprio movimento

Fernando, pai do presidente da OAB, desapareceu durante ditadura militar.

29/7/2019

“Eles resolveram sumir com o pai do Santa Cruz”, contou Jair Bolsonaro durante uma live no Facebook enquanto cortava o cabelo, na tarde desta segunda-feira, 29. Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, é filho de Fernando Santa Cruz, desaparecido em 1974.

Mais cedo, ao reclamar da atuação da OAB no processo judicial de Adélio Bispo, autor da facada no presidente durante as eleições, o presidente afirmou que, se Felipe Santa Cruz quisesse, contaria como o pai desapareceu.  

Na live, o presidente explica: “Como eu obtive as informações? Conversando com as pessoas, oras bolas.

Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira foi um estudante e militante do movimento estudantil brasileiro. De acordo com um de seu irmãos, João Artur, Fernando não era ligado à luta armada, mas era membro da Ação Popular Marxista-Lenista. No dia 23 de fevereiro, Fernando saiu da casa do seu irmão Marcelo para o encontro com os amigos às 16h daquele sábado de carnaval, e disse que voltaria às 18h. Entretanto, nunca mais foi visto. O filho Felipe tinha dois anos de idade. 

O presidente do Conselho Federal Felipe Santa Cruz respondeu afirmando que "o que une nossas gerações, a minha e a do meu pai, é o compromisso inarredável com a democracia, e por ela estamos prontos aos maiores sacrifícios. Goste ou não o presidente". 

A própria OAB, bem como o IAB, o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais e o Sindicato dos Advogados do RJ divulgaram nota em criticando as declarações de Bolsonaro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Bolsonaro diz saber como pai de presidente da OAB desapareceu na ditadura; entidades reagem

29/7/2019

Notícias Mais Lidas

Advogado João Neto é preso por suspeita de agredir namorada; veja vídeo

15/4/2025

Juíza dá cinco minutos para advogada ler peça da parte contrária juntada em cima da hora

15/4/2025

Gilmar Mendes suspende ações sobre pejotização em todo o país

14/4/2025

Quem é João Neto, advogado preso por suspeita de violência doméstica

15/4/2025

Juíza nega aplicar nova lei e mantém custas antecipadas a advogado

14/4/2025

Artigos Mais Lidos

A cada 7 minutos um simples Zé Eduardo se torna um juiz Edward Albert Lancelot Dodd

15/4/2025

O juízo 100% digital vs a corte Mc Donald’s

14/4/2025

Quanto tempo leva o acerto pós perícia do INSS?

14/4/2025

“A infância encarcerada”

14/4/2025

Reforma tributária e setor de combustíveis

14/4/2025