Migalhas Quentes

TJ/RJ tem novo 2º vice-presidente

X

26/9/2006


Sylvio Capanema

 

TJ/RJ tem novo 2º vice-presidente

 

O desembargador Sylvio Capanema de Souza foi empossado ontem (25/9) como o novo 2º vice-presidente do TJ/RJ, em substituição ao desembargador Amaury Arruda de Souza, que se aposentou. A solenidade de posse ocorreu durante a sessão do Órgão Especial e contou com a presença de várias autoridades do Poder Judiciário, entre elas, do presidente do TJ/RJ, Sergio Cavalieri Filho, e do corregedor-geral da Justiça, Luiz Zveiter. Ele foi eleito para o cargo com os votos de 125 desembargadores.

 

“Me sinto muito honrado em assumir a 2ª Vice-Presidência do TJ/RJ, prosseguindo o magnífico trabalho que ali desempenhou o desembargador Amaury Arruda, que aqui se aposenta. Sinto-me extremamente honrado por poder participar da administração do presidente Sergio Cavalieri, que vem dotando o Poder Judiciário do Estado de recursos capazes de atender aos anseios dos jurisdicionados. Neste novo corpo, assumo o compromisso que também fiz ao ingressar na magistratura de envidar todos os meus esforços no sentido de engrandecer o Tribunal”, afirmou Capanema.

 

O presidente do TJ/RJ, Sergio Cavalieri Filho, ressaltou a experiência do desembargador Sylvio Capanema, enfatizando o seu trabalho como "magistrado, professor, companheiro e colega". "É uma satisfação e orgulho contar com ele agora na 2ª Vice-Presidência do Tribunal. Tenho a certeza de que Capanema dará, não apenas, continuidade ao trabalho feito por seu antecessor, Amaury Arruda, mas também acrescentará muito de seu brilhantismo e talento".

 

 

Sylvio Capanema exerceu a advocacia no Rio de Janeiro durante 33 anos, e formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, em 1960. Ingressou na Magistratura em 1994, como representante do 5º Constitucional da Advocacia. Foi juiz do extinto Tribunal de Alçada Cível do Estado do Rio. Atuou como membro efetivo da 7ª Câmara Cível e do 2º Grupo de Câmaras Cíveis do TJ/RJ. O desembargador é membro efetivo do Órgão Especial e ocupava, desde <_st13a_metricconverter w:st="on" productid="1997, a">1997, a presidência da 10ª Câmara Cível do TJ. Foi também vice-presidente suplente do TRE do Rio, durante as eleições de 1998.

 

O desembargador, que é titular de Direito Civil da Faculdade Cândido Mendes e do Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito (Cepad), foi ainda diretor cultural da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj). Ele publicou, entre outras, as obras “A Nova Lei do Inquilinato Comentada”; “Comentários ao Novo Código Civil” - Volume 3; “Curso de Direito Civil” e “Da Ação de Despejo”.

 

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cliente e advogada são mortos a tiros no interior de São Paulo

31/10/2024

STF julgará reajuste automático do piso da educação por portaria do MEC

31/10/2024

Veículo em nome de terceiro pode ser penhorado se posse é do executado

31/10/2024

Juíza revoga medida protetiva após prints provarem versão do acusado

31/10/2024

TJ/DF mantém indenização a dono de BMW após erro de vírgula em propaganda

1/11/2024

Artigos Mais Lidos

O STF em debate - O amigo do rei

31/10/2024

Planejamento sucessório: TJ/SP afirma a legalidade de escritura pública de pacto antenupcial que prevê a renúncia recíproca ao direito sucessório em concorrência com descendentes

1/11/2024

O produtor rural e os novos impostos - A realidade tributária para o agronegócio

1/11/2024

O argumento da hipersuficiência para admitir a pejotização

1/11/2024

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação profissional: Aspectos práticos e jurídicos

31/10/2024