Após o CNMP instaurar reclamação disciplinar para apurar os fatos divulgados envolvendo a Lava Jato e o ex-juiz Moro, Deltan Dallagnol publicou vídeo de esclarecimentos. No vídeo, o procurador defende a operação Lava Jato e diz que é normal o diálogo entre procurador e juiz.
Nesta segunda-feira, 10, o corregedor nacional do MP, Orlando Rochadel, instaurou reclamação disciplinar para apurar as informações divulgadas pelo site Intercept. Rochadel determinou a notificação da força-tarefa da operação na pessoa de seu coordenador, o procurador da República Deltan Dallagnol.
A instauração foi feita com base na solicitação dos conselheiros do CNMP Luiz Fernando Bandeira, Gustavo Rocha, Erick Venâncio e Leonardo Accioly, que entregaram memorando ao corregedor pedindo a abertura de sindicância.
Ao analisar o pedido, Rochadel pontuou que a ampla repercussão nacional do caso demanda atuação da corregedoria nacional.
"A imagem social do Ministério Público deve ser resguardada e a sociedade deve ter a plena convicção de que os Membros do Ministério Público se pautam pela plena legalidade, mantendo a imparcialidade e relações impessoais com os demais Poderes constituídos."
O caso
No último domingo, 9, o site The Intercept publicou uma série de reportagens sobre conversas privadas as quais revelam uma espécie de colaboração de Sergio Moro, à época juiz da Lava Jato, com o procurador Deltan Dallagnol. O site afirma que a "série de reportagens mostra comportamentos antiéticos e transgressões que o Brasil e o mundo têm o direito de conhecer".
Confira as reportagens publicadas pelo site Intercept:
1 - Como e por que o Intercept está publicando chats privados sobre a Lava Jato e Sergio Moro