Migalhas Quentes

Suspensa condenação imposta a parte que faltou de audiência com justificativa

Liminar foi concedida por desembargadora do TRT da 8ª região.

7/6/2019

A desembargadora Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga, do TRT da 8ª região, suspendeu a execução de dívida referente a cobrança de custas processuais, no valor aproximado de R$ 13 mil, aplicada a partes que faltaram da audiência inaugural de processo. 

No caso, a ação originária foi ajuizada na Justiça do Trabalho para buscar reparação por dano moral e material em decorrência de acidente de trabalho que resultou na morte do genitor dos reclamantes. 

No recurso, eles afirmam que não têm condições de arcar com o vultuoso valor da condenação em custas, sem prejudicar o próprio sustento. Os reclamantes apontam que mesmo com a apresentação de justificativa pela ausência o juízo daqueles autos não a aceitou, condenando-os ao pagamento das custas pelo arquivamento da ação.

A desembargadora entendeu que a antecipação da tutela se faz necessária, tendo em vista no processo principal a parte autora requereu desde sua inicial a concessão do benefício da assistência judiciária integral, por ser pobre na acepção jurídica do termo, não tendo condições de dispor de qualquer importância para recolher custas e despesas processuais, honorários de Advogados, peritos e demais gastos.

Nesse sentido, segundo a magistrada, é possível se constatar a existência do periculum in mora, em decorrência de lesão irreparável ou mesmo de difícil reparação caso a impetrante seja executada ao pagamento das custas. “Em relação ao fumus boni iuris, ínsito na relevância do fundamento, também resta caracterizado, tendo em vista a impetrante afirma que não tem condições de carcar com as custas e despesas do processo.

Desse modo, em juízo de cognição sumária, a magistrada entendeu que se fazem presentes os pressupostos processuais autorizadores da liminar. O escritório Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria atuou pelos reclamantes no caso.

Veja a íntegra da decisão.

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Reflexões sobre a teoria da perda de uma chance

22/11/2024

Ficha de EPI digital e conformidade com normas de segurança

21/11/2024