Migalhas Quentes

Editora Saraiva apresenta as seis carreiras jurídicas mais requisitadas

Desde cargos no setor público até o exercício de atividades de gerência em grandes empresas.

5/2/2019

Para quem possui formação em Direito, as possibilidades no mercado de trabalho estão muito além da atuação como advogado em um grande escritório. Desde cargos no setor púbico até o exercício de atividades de gerência em grandes empresas, a área possui algumas carreiras de prestígio que costumam ter ampla concorrência de profissionais interessados e qualificados. 

Veja abaixo seis dessas carreiras e amplie o horizonte de possibilidades no mercado de trabalho.

1 Juiz

Ser juiz é uma das carreiras mais valorizadas da área do Direito, e para exercer é necessário passar em um concurso público de ampla concorrência. Essencialmente, o juiz resolve conflitos para manter a pacificação social. Compõem suas funções do dia a dia examinar autos de processos, proferir sentenças ou despachos e até presidir audiências no tribunal. Dependendo da jurisdição, juízes podem trabalhar em fóruns ou tribunais. 

2 Gerente jurídico generalista

O gerente jurídico, como o próprio nome indica, é o profissional responsável pelo setor jurídico de uma empresa. Geralmente, ele atua em duas frentes principais: atender demandas internas e auxiliar nas questões estratégicas para os negócios da corporação. Nesse sentido, possuir uma especialização em Direito Empresarial ou Trabalhista, por exemplo, pode ser exigido por parte do contratante. A maioria dos profissionais que chegaram a esse cargo atuaram antes como advogados e, dessa forma, espera-se um olhar aguçado para os negócios relacionado à área jurídica por parte do gerente jurídico. 

3 Advogado de relações institucionais

Para os que se interessam e acompanham o dia a dia do Congresso Nacional, uma opção pode ser a atuação como advogado na área de relações institucionais. Esse profissional deve estar antenado sobre qualquer proposição legislativa que, de alguma forma, possa impactar na economia ou no âmbito empresarial. Para um cargo com tarefas desse tipo, é esperado que o profissional seja dotado de um amplo conhecimento na área do Direito Público. Questões regulatórias e políticas, dependendo da sua natureza, podem afetar a agenda de uma empresa – portanto, é necessário que o advogado de relações institucionais esteja preparado para, ao menos, prever uma situação como essa. 

4 Desembargador

Certamente, um dos cargos de mais prestígio no âmbito jurídico é o desembargador. No Brasil, há menos de dois mil desembargadores em exercício. A função pode ser considerada como uma "evolução" do juiz, visto que cabe a ela julgar casos em segunda instância. Isso quer dizer que os casos que não forem resolvidos em primeira instância, ao qual se dá na competência dos juízes, passam para o segundo juízo. A grosso modo, o desembargador é como um juiz. No entanto, não há um concurso público específico para chegar a esse cargo. Para isso, é necessário anos de dedicação, estudo e destaque.

5 Advogado consultivo

A advocacia consultiva trabalha para prever riscos e, quando detectados, impedir que eventuais mudanças afetem a empresa de alguma forma jurídica. Além disso, auxilia no cumprimento de demandas judiciais que envolvam custos, trabalhando, então, para que eles sejam reduzidos. O advogado consultivo pode atuar em diversas áreas do Direito dentro de uma empresa, desde o ramo trabalhista até o tributário.

6 Analista de compliance da área jurídica

Pensando em questões internas e externas de uma corporação, analistas de compliance são profissionais valorizados que possuem o dever de garantir que o relacionamento com clientes, fornecedores ou qualquer outro receptor esteja de acordo com as diretrizes e a ética estabelecidos pela empresa. O mesmo ainda atua como uma espécie de "fiscal" interno da corporação, garantindo, por exemplo, que os contratos respeitem as exigências da lei.Casos recentes de corrupção e irregularidades no país envolvendo grandes empresas ligaram com tudo o sinal de alerta no âmbito empresarial com relação à importância da área de compliance, valorizando, portanto, profissionais que atuam nessa frente.

Mas, não importa a carreira escolhida, entender e saber utilizar a linguagem jurídica é essencial. Pensando nisso, o professor Eduardo Sabbag lançou o livro "Manual de Português Jurídico", pela Editora Saraiva.  A obra oferece soluções para as dúvidas mais comuns do ambiente do Direito e é dividida em duas partes: redação forense e gramática, além de trazer mais de 300 questões de concursos públicos brasileiros para testar os conhecimentos do leitor. 

* Texto elaborado pela Editora.

__________

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Operação Faroeste: CNJ aposenta compulsóriamente desembargadora da BA

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024