Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Psicografia ante os Tribunais"

O livro se constitui em documentação histórico para a Doutrina Espírita no Brasil.

16/1/2019

A obra "A Psicografia ante os Tribunais" (Feb – 488p.), do saudoso advogado Miguel Timponi, trata da ação judicial movida pela viúva e filhos de Humberto de Campos, contra a FEB e Francisco Cândido Xavier, na qual foram pleiteados os direitos autorais sobre a obra psicográfica recebida do Espírito Humberto de Campos.

O autor relata todo o processo, desde a inicial até a decisão final da Justiça, ao reconhecer que, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado.

Estabelece interessantes comparações entre a obra de Humberto de Campos encarnado e como Espírito, reunindo opiniões de professores, psiquiatras, poetas, cientistas e juristas, que atestam a autenticidade do estilo do escritor póstumo.

Sobre o autor:

Miguel Timponi escolheu a advocacia como profissão e, quando formado, tornou-se criminalista. No RJ, foi secretário do Interior e Segurança em 1935. Foi um dos fundadores da Ordem dos Advogados do Brasil e seu primeiro presidente. Em outra etapa de sua vida, o dr. Miguel Timponi aceitou "O caso Humberto de Campos", como advogado da Federação Espírita Brasileira e de Francisco Cândido Xavier, para contestar a ação impetrada pela família do escritor desencarnado, que pretendia os direitos autorais da obra literária produzida pela mediunidade de Chico Xavier, recebida do Espírito Humberto de Campos. A Ação Declaratória foi julgada improcedente e o dr. Timponi obteve brilhante vitória jurídica. Desencarnou aos 70 anos, no dia 13 de fevereiro de 1964, em Belo Horizonte, para onde se transferira aos 60 anos, quando encerrou suas atividades profissionais. 

__________

Ganhador:

Ricardo Maia Pereira, advogado em Divinópolis/MG

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024