Após o estabelecimento das premissas teóricas e o estudo da conformação atual do instituto, a autora propõe reformas destinadas sobretudo a propiciar uma maior proximidade dos cidadãos com os seus representantes eleitos.
"A obra ora apresentada principia por examinar o instituto da representação política, apontando, de uma lado, sua importância para todo e qualquer sistema democrático e, de outro, as deficiências das conformações jurídico-constitucionais que atualmente lhe são emprestadas, o que, em boa medida, vem acarretando a crescente insatisfação do eleitorado. Em outros termos, sustenta-se, com fluente e bem fundada argumentação, que o estímulo à "representatividade" (preocupação em atender as demandas da sociedade) dos representantes advém do adequado funcionamento dos instrumentos de accountability (responsabilização dos mandatários)". Elival da Silva Ramos
Sobre a autora:
Telma Rocha Lisowski é advogada do escritório Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados. Graduada pela Faculdade de Direito da UFRGS. Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional pela Escola de Direito do Brasil. Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da USP. Doutora em Direito Constitucional na Faculdade de Direito USP.
__________
Ganhador:
Pedro Henrique Ferreira Manfetoni, de Mirassol/SP
__________