Migalhas Quentes

Publicação no Diário Eletrônico prevalece sobre intimação via PJe

A 6ª turma do TST entendeu que a publicação de decisão no Diário "substitui qualquer outro meio" para a contagem de prazos recursais.

12/3/2018

Publicação no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho pode prevalecer sobre intimação feita através de sistema de processo judicial eletrônico para a contagem de prazos de interposição de recursos.

A decisão é da 6ª turma do TST, que julgou caso de trabalhadora que interpôs recurso no TRT da 18ª região sete dias depois da publicação da sentença do Diário Eletrônico. O Regional entendeu que a intimação via PJe havia sido feita mais de um mês antes da interposição, e considerou o recurso intempestivo.

A ação foi ajuizada por uma cuidadora de idosos que pretendia o reconhecimento do direito à estabilidade e a reintegração ao emprego por ter sido demitida, durante a gravidez, após a morte da pessoa de quem cuidava. O juízo da 3ª vara de Goiânia julgou o pedido improcedente, e a cuidadora interpôs recurso no TRT da 18ª região.

Entretanto, o recurso foi julgado intempestivo pelo Regional, que considerou que a interposição havia sido feita mais de 30 dias após a publicação da sentença no PJe, sob o argumento de que a lei 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, "é expressa no sentido de que a intimação realizada por meio eletrônico, em portal próprio, dispensa publicação no órgão oficial, inclusive eletrônico".

Em recurso ao TST, a trabalhadora alegou que a única intimação, registrada no PJe, havia se dado por meio do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, sete dias antes da interposição recursal no TRT, não existindo qualquer registro da intimação em data anterior.

Ao julgar o caso, a relatora do recurso, ministra Kátia Arruda considerou que a intimação de decisões proferidas em processos eletrônicos pode ser feita tanto pelo PJe quanto pelo Diário Eletrônico.

Entretanto, a ministra citou precedentes na Corte sobre o assunto e pontuou que a lei 11.419/06 estabelece que a publicação no Diário "substitui qualquer outro meio e publicação oficial, para quaisquer efeitos legais".

Com esse entendimento, a 6ª turma deu provimento ao recurso de revista e determinou o retorno dos autos ao TRT da 18ª região para a apreciação do recurso interposto na Corte. A decisão foi unânime.

Confira a íntegra do acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Publicação de intimações de processos eletrônicos: um direito do advogado e do cidadão

9/1/2018
Migalhas Quentes

DOU será publicado apenas em meio eletrônico

1/12/2017
Migalhas Quentes

Intimação eletrônica em portal próprio prevalece sobre comunicação no DJe

24/3/2017

Notícias Mais Lidas

STF: Aposentados não precisam devolver dinheiro da revisão da vida toda

10/4/2025

Juíza limita reajuste de plano e manda seguir índice da ANS desde 2022

10/4/2025

TJ/SP absolve servidor que comparou cabelo de advogada a vassoura

12/4/2025

Rol da ANS: STF julga se planos devem cobrir tratamentos fora da lista

10/4/2025

TJ/SP nega comissão de corretagem por negócio não concluído

10/4/2025

Artigos Mais Lidos

Alguns apontamentos sobre retificação da matrícula e o georreferenciamento de imóvel rural

10/4/2025

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025

Divórcio extrajudicial com filhos menores: Entenda as regras e possibilidades

10/4/2025

O bis in idem tributário nas operações imobiliárias: Análise da dupla incidência do IBS e ITBI

10/4/2025

O Humpty Dumpty de Toga

11/4/2025