Telefonia e Telecomunicações
Comissão pode votar proibição de publicidade em telefonema
A Comissão de Defesa do Consumidor pode votar amanhã o Projeto de Lei 6423/05, do Senado, que proíbe as empresas de veicular publicidade de produtos pelo telefone quando a ligação tiver sido feita pelo consumidor e não for gratuita (serviço 0800).
O relator, deputado Paulo Lima, é favorável à proposta.
Propaganda para criança
Também pode ser analisado pela comissão o substitutivo da deputada Maria do Carmo Lara ao PL 5921/01, que proíbe as emissoras de rádio e televisão de divulgar propaganda de produtos dirigidos à criança no horário entre as 7 e as 21 horas.
O substitutivo estabelece ainda um conjunto de normas para essa modalidade de propaganda, entre as quais a proibição do uso de personagens de desenhos animados e de apresentadores de programas infantis nos anúncios.
De acordo com o texto, são solidariamente responsáveis pela propaganda o fornecedor do produto ou serviço, a agência publicitária e o meio de comunicação utilizado para veicular a publicidade.
A proposta estabelece que o infrator será punido com multa, aplicada por meio de procedimento administrativo.
Em sua forma original, o projeto, do deputado Luiz Carlos Hauly, prevê a proibição total da publicidade de produtos destinados à criança.
No início do mês passado, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) anunciou uma atualização de seu código no que se refere à publicidade desses produtos.
Entre as novas regras, que entrarão em vigor em 1º de setembro, está a exigência de que a propaganda de produtos para uso infantil seja dirigida aos pais, e não à criança.
Prazo de cobrança
Outro item da pauta é o PL 5509/05, do deputado Henrique Afonso, que dispensa o consumidor de pagar por serviços das empresas de telefonia fixa e móvel quando cobrados mais de 30 dias após a ocorrência.
O relator, deputado Edinho Bez, pede a aprovação de substitutivo que eleva esse prazo para 40 dias.
O relator afirma que as operadoras de telefonia não teriam tempo suficiente para processar e cobrar as ligações efetuadas pelo consumidor em 30 dias.
Como exemplo, ele afirma que, no caso de uma conta telefônica com vencimento no dia 20 de cada mês, a empresa só teria um dia útil para apurar e cobrar as ligações efetuadas no dia 19, pois superaria o prazo estabelecido pelo projeto se deixasse a cobrança para o mês seguinte.
____________