Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da Obra "A Tributação das Atividades Ilícitas e o Estado Democrático de Direito"

13/7/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou três exemplares do livro "

A Tributação das Atividades Ilícitas e o Estado Democrático de Direito" (GM editora, 128 p.), escrito e gentilmente oferecido por Rogério Wanderley Guasti. Confira os ganhadores abaixo.


Neste livro é exposto uma análise da tributação das atividades ilícitas sob a óptica do Estado Democrático de Direito vigente, isto é, da Constituição da República Federativa do Brasil, trazendo a exame princípios constitucionais que a legitimam e que demonstram a sua importância.

Utiliza-se, para tanto, a metodologia monográfica, sendo as informações contidas no estudo, extraídas de textos legais e bibliografia nacional e estrangeira.

Faz-se, no primeiro capítulo, uma pesquisa: 1) aceptiva acerca do fato gerador da obrigação tributária, na qual adota-se a expressão prevista em lei; 2) de seus tipos de interpretação pertinentes, admitindo-se, hoje, o pluralismo metodológico conforme a Constituição federal; 3) de sua inadequada comparação com o poder de confisco do Direito Penal, devido a inúmeras disparidades entre os dois institutos, apontadas na doutrina e no contexto legal; tudo atinente ao assunto <_st13a_personname w:st="on" productid="em pauta. ?No">em pauta.

No segundo capítulo, conceitua-se o que venha ser o Estado Democrático de Direito e disserta-se suas influências, destacando-se os princípios constitucionais da igualdade tributária, capacidade contributiva e solidariedade fiscal.

Em cada quadro específico, expõem-se as origens normativas, históricas e significativas na legitimação da tributação dos atos e negócios ilícitos.

Por último, colaciona-se a jurisprudência nacional, no qual observa-se a unanimidade em acatar o postulado e explicita-se sobre o direito comparado, que também não oferece obstáculos ao objeto do tema.


Rogério Wanderley Guasti

é Bacharel em Direito pela FDV/ES; Mestre em Direito e Economia pela UGF/RJ; Pós-graduando <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Tributário">em Direito Tributário – MBA/FGV Direito Rio; atualmente Advogado Tributarista e Consultor Jurídico da Consultoria Empresarial Paulo Roberto de Almeida, já tendo exercido a profissão junto ao IASES, à Zuchelli e Associados – Logística Empresarial e Tributária e Grupo Ferrari; Professor de Direito Financeiro e Tributário.
________________

Ganhadores:


Newton Coca Bastos Marzagão, de São Paulo/SP

Vianello Corrêa Pereira Júnior, de Ipatinga/MG

Daniela Bearzi, de Caxias do Sul/RS


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025