Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Ressarcimento do Dano Pré-Contratual"

O autor utilizou aportes da história do Direito, do Direito Comparado e da Teoria do Direito Civil, sem deixar de recolher as contribuições da jurisprudência.

31/7/2017

Na obra "O Ressarcimento do Dano Pré-Contratual" (Almedina Brasil – 351p.), após exposição das noções fundantes do discurso, o autor Fabio Queiroz Pereira examina aspectos históricos da responsabilidade pré-contratual e da distinção entre interesse negativo e positivo.

"Tal como acontece nos melhores trabalhos acadêmicos, o tema estudado pelo professor Fabio situa-se na fértil confluência entre duas áreas pantanosas. De um lado, o desafiador – e, no Brasil, em boa medida ainda enigmático – estudo dos conceitos de interesse negativo e interesse positivo. De outro, a análise da responsabilidade pré-contratual, cujo desenvolvimento, como bem nota o próprio autor, inexplicavelmente não se fez acompanhar de aprofundamento no que diz respeito à quantificação do dano pré-contratual, a despeito da avalanche de conflitos cotidianos que as envolvem.

Ao final do percurso, resta plenamente construída, em sólidas bases, a conclusão de que o emprego dos conceitos de interesse negativo e do interesse positivo, com a função de balizas à fixação do ressarcimento do dano pré-contratual, traduz-se em importante incremento à dogmática civilista brasileira. Também se compartilha a observação quanto à oportunidade de previsão normativa dos parâmetros indenizatórios aplicáveis a determinadas situações típicas.

O leitor atento certamente saberá reconhecer as inúmeras virtudes do texto ora dado ao público, que passa a ocupar lugar de destaque na literatura civilista recente. Que o Professor Fabio continue a nos brindar com as suas instigantes reflexões
". Francisco Paulo De Crescenzo Marino, professor de Direito Civil da USP

Sobre o autor:

Fabio Queiroz Pereira é professor adjunto de Direito Civil da UFMG. É também membro do corpo permanente de professores do programa de pós-graduação em Direito da UFMG. Doutor em Direito Civil pela UFMG, com pesquisas junto à Università degli Studi di Milano, como parte do programa de doutorado sanduíche no exterior da CAPES (PDSE/CAPES). Mestre em Direito Civil pela Universidade de Coimbra e graduado em Direito pela UFMG.

_________

Ganhador:

Belmiro Deusdete Ferreira de Araújo, de Alagoinhas/BA

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024