Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "O Ressarcimento do Dano Pré-Contratual"

O autor utilizou aportes da história do Direito, do Direito Comparado e da Teoria do Direito Civil, sem deixar de recolher as contribuições da jurisprudência.

31/7/2017

Na obra "O Ressarcimento do Dano Pré-Contratual" (Almedina Brasil – 351p.), após exposição das noções fundantes do discurso, o autor Fabio Queiroz Pereira examina aspectos históricos da responsabilidade pré-contratual e da distinção entre interesse negativo e positivo.

"Tal como acontece nos melhores trabalhos acadêmicos, o tema estudado pelo professor Fabio situa-se na fértil confluência entre duas áreas pantanosas. De um lado, o desafiador – e, no Brasil, em boa medida ainda enigmático – estudo dos conceitos de interesse negativo e interesse positivo. De outro, a análise da responsabilidade pré-contratual, cujo desenvolvimento, como bem nota o próprio autor, inexplicavelmente não se fez acompanhar de aprofundamento no que diz respeito à quantificação do dano pré-contratual, a despeito da avalanche de conflitos cotidianos que as envolvem.

Ao final do percurso, resta plenamente construída, em sólidas bases, a conclusão de que o emprego dos conceitos de interesse negativo e do interesse positivo, com a função de balizas à fixação do ressarcimento do dano pré-contratual, traduz-se em importante incremento à dogmática civilista brasileira. Também se compartilha a observação quanto à oportunidade de previsão normativa dos parâmetros indenizatórios aplicáveis a determinadas situações típicas.

O leitor atento certamente saberá reconhecer as inúmeras virtudes do texto ora dado ao público, que passa a ocupar lugar de destaque na literatura civilista recente. Que o Professor Fabio continue a nos brindar com as suas instigantes reflexões
". Francisco Paulo De Crescenzo Marino, professor de Direito Civil da USP

Sobre o autor:

Fabio Queiroz Pereira é professor adjunto de Direito Civil da UFMG. É também membro do corpo permanente de professores do programa de pós-graduação em Direito da UFMG. Doutor em Direito Civil pela UFMG, com pesquisas junto à Università degli Studi di Milano, como parte do programa de doutorado sanduíche no exterior da CAPES (PDSE/CAPES). Mestre em Direito Civil pela Universidade de Coimbra e graduado em Direito pela UFMG.

_________

Ganhador:

Belmiro Deusdete Ferreira de Araújo, de Alagoinhas/BA

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Aposentados não precisam devolver dinheiro da revisão da vida toda

10/4/2025

Juíza limita reajuste de plano e manda seguir índice da ANS desde 2022

10/4/2025

Tempo especial depende da eficácia real do EPI, decide STJ

9/4/2025

Rol da ANS: STF julga se planos devem cobrir tratamentos fora da lista

10/4/2025

TJ/SP nega comissão de corretagem por negócio não concluído

10/4/2025

Artigos Mais Lidos

Alguns apontamentos sobre retificação da matrícula e o georreferenciamento de imóvel rural

10/4/2025

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025

O bis in idem tributário nas operações imobiliárias: Análise da dupla incidência do IBS e ITBI

10/4/2025

O Humpty Dumpty de Toga

11/4/2025

Divórcio extrajudicial com filhos menores: Entenda as regras e possibilidades

10/4/2025