Migalhas Quentes

Empresa responde por falha em serviço de telefonia durante promoção

X

14/6/2006


Alô!


Empresa responde por falha em serviço de telefonia durante promoção


Por unanimidade de votos, os integrantes da 6ª Câmara Cível do TJ/RS condenaram a empresa Telet S/A (Claro Digital) a indenizar por danos morais dois clientes que tiveram expectativa frustrada com relação à promoção “Fale de Graça”. O colegiado reformou as sentenças de 1º Grau, de Pelotas.


A empresa de telefonia móvel deverá ressarcir os consumidores em R$ 1 mil cada um, com correção monetária pelos índices do IGP-M, mais juros moratórios de 1% ao mês. Terá de arcar, ainda, com o pagamento integral das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 20% sobre os valores das condenações.


A companhia lançou no mercado a promoção por meio de uma grande campanha publicitária, possibilitando, por um ano, ligações isentas de tarifa durante o horário de 21h às 7h. Os autores das ações alegaram que a empresa induziu a preferência a seus produtos, sem que possuísse capacidade técnica para prestar o serviço, acarretando o congestionamento das estações operadoras. A Telet argumentou que, a partir da promoção, muitos usuários entraram no mercado ocorrendo a impossibilidade da utilização do aparelho no horário promocional.


Para o Desembargador Artur Arnildo Ludwig, relator, é evidente o transtorno e a frustração dos consumidores: “Esse tipo de dano acarretou óbvia frustração na expectativa dos consumidores. Por isso, merece reparação, haja vista o oferecimento defeituoso do serviço prestado aos seus clientes, o que demonstra a sua conduta ilícita, pois não apresenta a segurança que o consumidor poderia dela esperar, preenchendo os requisitos ensejadores à responsabilidade civil”, concluiu.


Os julgamentos ocorreram no dia 8/6. Votaram de acordo com o relator os Desembargadores Osvaldo Stefanello e Ubirajara Mach de Oliveira.
____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Supermercado indenizará em R$ 10 mil cliente acusada de furtar ração

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Lula, Bolsonaro ou liberdade?

7/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025