Migalhas Quentes

Lançado livro "Lei de Licitações de Publicidade – Comentada Artigo por Artigo", de Claudio Mauricio Freddo

Com uma trajetória que lhe permite comentar a lei com olhos de quem tem experiência, o autor busca a sua melhor interpretação, levando em conta contribuições do mercado publicitário.

28/6/2017

Aconteceu ontem, em SP, o lançamento da obra "Lei de Licitações de Publicidade – Comentada Artigo por Artigo", do jornalista e advogado Claudio Mauricio Freddo.

"Na presente obra, o autor busca elucidar todas as questões suscitadas pelo texto da Lei n. 12.232/2010 e por sua aplicação, e o faz com tal zelo que sobre diversos aspectos lança mão de pesquisas em outros campos, em especial no campo da publicidade. Assim, tópicos marcados pela complexidade são enfrentados de forma multidisciplinar.

Já nos comentários ao art. 1º encontramos análise detalhada e exaustiva do conjunto das normas que regem a propaganda e a publicidade no Brasil, além de toda a discussão sobre a obrigatoriedade da contratação de serviços de publicidade por meio de licitação, do cotejo do âmbito de aplicação da lei em comento com o da Lei de Licitações (Lei n. 8.666/93) e da apresentação de distinções jurídicas importantes.

Digna de nota é a crítica contundente e bem fundamentada a respeito da perigosa brecha para fraudes e favorecimentos indevidos, brecha essa lamentavelmente presente na Lei n. 12.232/2010: a inexistência de limite legal para o número de agências vencedoras da licitação, e a possibilidade de realização de uma "seleção interna" entre as contratadas.

O livro discute ainda o tema polêmico da constitucionalidade da exigência de certificado de qualificação técnica de funcionamento (art. 4º), com exposição de abalizadas opiniões doutrinárias, além do entendimento do Supremo Tribunal Federal e da consideração de aspectos práticos de mercado
." Olivia Raposo da Silva Telles, advogada

________

"Tanto as interpretações e os conceitos jurídicos quanto as práticas do mercado são apresentados com bastante clareza e didatismo. Somando-se a isto, a estrutura da obra – comentários à lei, artigo por artigo –, tratando de todos as questões que cada dispositivo legal pode acarretar, resulta em um manual prático, apto a solucionar todas as dúvidas que possam surgir no trato com o Poder Público.

Todas as exigências para elaboração de proposta técnica, as questões sobre a realização da licitação, e o modo de execução do contrato, inclusive quanto a questões remuneratórias, são abrangidas neste trabalho. O profissional – seja ele publicitário, anunciante ou veículo – encontrará aqui um excelente guia. Uma obra de consulta obrigatória que deve estar sempre a mão daqueles que pretendem envolver-se em licitações de publicidade, pois lhes será de grande ajuda neste caminho que, por vezes, pode ser árduo e tortuoso.

Uma obra de grande valia que pode oferecer bases seguras – do ponto de vista jurídico e prático – para todos os profissionais do mercado publicitário na compreensão da lei e na atuação segundo o que ela determina
." Marcelo Parada, diretor comercial e de marketing do SBT

Confira algumas fotos do evento:

__________

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024