"A sucessividade das edições justifica-se em face das constantes mudanças legais e dos avanços doutrinários que acabam repercutindo em sede jurisprudencial.
Desde a primeira edição procurei escrever sob a ótica da legislação em vigor, sem a intenção de mostrar como as coisas eram antes de serem removidas pela evolução da sociedade e incineradas por novas leis. Não tive a menor preocupação em fazer uma abordagem comparativa entre o Código Civil atual e o anterior. O mesmo ocorre agora, com a promulgação do novo CPC.
Todas as referências dizem com a lei 13.105, de 16/03/2015. Escrevo preocupada com o novo, olhando para o futuro. Ainda assim, vi-me na contingência de fazer breves considerações sobre a evolução de alguns temas, até porque, para entender determinados institutos, é indispensável conhecer suas matrizes históricas.
Dessa forma, são feitas algumas incursões ao passado, mas somente para avaliar situações presentes e se ter uma ideia das mudanças levadas a efeito. A tentativa é mostrar o grande impulso que ensejou a enorme evolução - quase uma revolução - do Direito das Famílias.
Sobre a autora :
___________
Ganhadora :
Priscila Amorim Souza Montagnoli, advogada em Vinhedo/SP
__________