Concebe-se a tutela cautelar como forma de assegurar a efetividade da tutela do Direito material ou uma situação substancial. Na obra, deixa-se de lado a tradicional concepção de "medida cautelar", entendida como instrumento vocacionado a garantir a efetividade do processo, assim como o pensamento doutrinário ancorado no Direito substancial de cautela.
A obra é destinada à demonstração de uma nova teoria da tutela cautelar, totalmente afeita ao processo civil do estado constitucional e à realidade da prática forense, como também é analisada, de maneira detida, o procedimento geral cautelar, bem como a técnica processual e os institutos característicos à tutela cautelar.
A 6ª edição prossegue em seu diálogo com a jurisprudência, apresentando decisões para ilustrar o entendimento dos tribunais e contribuindo para o ensino do Direito, para o aprimoramento da prática forense e para o diálogo crítico em torno do Direito Processual Civil.
Sobre os autores :
Luiz Guilherme Marinoni é professor titular de Direito Processual Civil da UFPR. Pós-doutor pela Universidade Estatal de Milão. Mestre e doutor pela PUC/SP. Ex-procurador da República.
Sérgio Cruz Arenhart
__________
Ganhadora :
Mariana Borges, de Cuiabá/MT
__________