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Instituto Alana denuncia seis empresas por ações de marketing dentro de escolas

Bauducco, Colgate-Palmolive, Daquiprafora, Global Box, Hershey´s, Mondelez Brasil e Starpoint foram notificadas.

2/2/2014

O Instituto Alana denunciou as empresas Bauducco, Colgate-Palmolive, Daquiprafora, Global Box, Hershey's, Mondelez Brasil (antiga Kraft) e Starpoint por realizar ações de marketing dentro de escolas públicas e privadas de todo o país.

Para a advogada do Instituto, Ekaterine Karageorgiadis, o objetivo dessas estratégias é proporcionar à criança o contato com as marcas, facilitado pela presença de personagens e brincadeiras. "A criança está sendo utilizada para fins exclusivamente comerciais e é isso que deve ser coibido", afirma.


Com a reciclagem como pano de fundo, a Mondelez Brasil busca estimular diretamente as crianças a consumirem os produtos da marca Tang por meio de competições e oficinas de música dentro de escolas. O Instituto denunciou a empresa pelas ações "Olimpíadas de reciclagem" e "Reciclar é show", que fazem parte do "Esquadrão verde Tang", que também estão presentes em anúncios na televisão, rádio, site e espaços públicos.

Na mesma linha, as ações da Global Box, Bauducco, Colgate-Palmolive, Starpoint, Daquiprafora e Hershey's foram notificadas. Segundo o Instituto, as empresas buscam persuadir as crianças, participando de um momento importante da vida das crianças, a volta às aulas. Por meio de entrega de kits de divulgação nos armários escolares, mais de 50 mil alunos serão impactados, dentro das 220 escolas privadas do Estado de SP, que farão parte da ação, sem qualquer conhecimento dos pais.

"A publicidade dentro de escolas representa especial preocupação, na medida em que, além de abusar da inexperiência das crianças para vender bens mais facilmente, ela invade um espaço que é fundamental na formação do público infantil", completa a advogada do Instituto.

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