As reflexões caminham no sentido da afirmação do que se tem chamado de dogmática constitucional emancipatória.
Dividido em três partes distintas, a primeira parte do livro aborda a jurisdição constitucional e os direitos fundamentais sociais. Neste contexto são expostos temas como políticas públicas e o mínimo existencial; o direito social à cultura; a violação de direitos e a inefetividade do Judiciário e uma análise comparativa sobre a reserva do possível no âmbito do Tribunal Federal Alemão e o STF.
A segunda parte da obra dispõe sobre os Direitos Fundamentais Sociais em espécie: regime e balanço da efetividade do direito à saúde. Os textos tratam da tutela judicial do direito fundamental à saúde; a atuação do Poder Judiciário na concretização do direito fundamental a prestações de saúde, e apresenta uma abordagem sobre El Derecho a la Salud y la Corte Constitucional Colombiana.
A terceira e última parte, Questões constitucionais controvertidas: análise de algumas decisões emblemáticas do STF, aborda a interpretação constitucional pelo STF da ADPF 153 e Extradição 1150; o limite ao exercício de controle pelo Poder Judiciário em casos de extradição; a contribuição para o Exame da Constitucionalidade da EC 62/2009 ("Emenda dos Precatórios"); a impossibilidade de penhor do bem de família ofertado, e por fim, a análise sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal nos casos de nepotismo.
Sobre o coordenador :
Clèmerson Merlin Clève é sócio da banca Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados. Professor titular de Direito Constitucional na Faculdade de Direito da UFPR e nas Faculdades do Brasil. É também professor no IBEJ na pós-graduação e do programa de doutorado na Universidade Pablo Olavide, em Sevilha (Espanha). Ex-procurador da República, procurador do Estado do PR, exerce intensa atividade advocatícia na área de Direito Público.
__________
Ganhador :
Antonio Maciel Lafayette Stockler, do Rio de Janeiro/RJ
__________