Migalhas Quentes

Americanas.com terá que dar troco em compras com vale presente

O juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar da 3ª vara Empresarial do RJ atendeu o pedido de antecipação dos efeitos de tutela do MP/RJ.

10/5/2013

O juiz de direito Antonio Augusto de Toledo Gaspar, da 3ª vara Empresarial do RJ, determinou que a empresa B2W - Companhia Global do Varejo, responsável pelo site Americanas.com, deve dar troco nas compras feitas com vale presente em valor superior ao preço da mercadoria.

O MP/RJ propôs ACP contra a B2W alegando que ela vem desrespeitando os direitos básicos descritos no CDC. Explica que ao comprar o 'Vale Presente' vendido pelo empresa, se adquirem créditos para a compra de produtos no site Americanas.com, mas caso o cliente opte por algum produto de valor inferior, ele não recebe troco e também não pode utilizar o valor remanescente para fazer outra compra.

Com isso, o MP pugnou pela antecipação dos efeitos da tutela pretendida a fim de que a empresa retire de seu site e de qualquer peça publicitária a mensagem "não existe troco para as compras com o Vale Presente no valor superior ao preço da mercadoria".

O juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar julgou que, no caso, a B2W infringiu os art. 6º, IV e 39, V do CDC, "ao impor aos seus clientes obrigações abusivas, da qual decorrem, para ela, vantagens manifestamente excessivas".

"A referida prática acaba por acarretar um enriquecimento ilícito da empresa fornecedora de produtos/serviços, causando evidente lesão aos direitos dos consumidores". Com esse entendimento, o juiz deferiu o pedido de antecipação dos efeitos da tutela e determinou que a Americanas.com, além de não publicar o informe com a mensagem ou conteúdo semelhante, não poderá negar ao consumidor a restituição do troco, qualquer que seja a mercadoria adquirida, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil por episódio de descumprimento.

Veja a íntegra da decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Walmart deve pagar indenização por divulgar propaganda enganosa

29/4/2013

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024