Migalhas Quentes

Consumidora é indenizada por poema ofensivo em mensagem de cobrança

Autora receberá R$1 mil de indenização.

2/5/2013

A 2ª turma recursal dos JECs do RS manteve acórdão que condenou loja a indenizar em R$1 mil cliente que recebeu, por celular, mensagem de cobrança com poema ofensivo. A consumidora entrou com recurso para majorar o valor, mas teve provimento negado.

Segundo o TJ/RS, a autora ajuizou ação, por danos morais, no JEC de Sapiranga/RS contra a empresa Drebes e cia LTDA., dona das Lojas Lebes, por ter recebido um total de 11 mensagens de cobrança. Em uma delas, constava o seguinte texto: "Lojas Lebes informa: Regularize seu crédito. Dúvidas, procure uma de nossas Lojas Lebes. Poema do gato Este gato, e gato, o gato, melhor gato, meio gato de gato, manter gato, um gato, idiota gato, distraído gato, por 20 gatos, segundos gato".

Em sua defesa, o estabelecimento negou a prática e alegou que as cobranças enviadas aos clientes são encaminhadas por meio de mensagem padronizada, que não contem o texto referido pela consumidora. O juizado especial, contudo, considerou os argumentos improcedentes e condenou a empresa ao pagamento da indenização.

Apesar de a decisão ter sido favorável à autora, ela interpôs recurso para aumentar o valor da indenização, no que não foi atendida. Segundo o relator Roberto Behrensdorf Gomes da Silva, ainda que o poema ofensivo tenha sido enviado pela demandada à cliente, o fato de ter sido encaminhada para o celular não a expôs a situação constrangedora diante de terceiros.

Segundo a decisão,"O conteúdo ofensivo, portanto, teria atingido somente o estado anímico da própria recorrente, razão pela qual o valor arbitrado na sentença, no caso concreto, atenta para os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, não havendo razão para que seja majorado".

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Litigância predatória: Juiz extingue ação por captação ilícita de clientes

15/7/2024

Por mínimo existencial, servidor superendividado terá dívidas repactuadas

15/7/2024

Artigos Mais Lidos

Linguagem simples é tendência, mas sofre resistências

14/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024