Migalhas Quentes

Aplicada pena alternativa a réu condenado por tráfico de drogas

Jurisprudência permite aplicação de penas alternativas em hipóteses como a dos autos.

24/4/2013

A 1ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP converteu a pena aplicada a um réu condenado por tráfico de drogas, inicialmente fixada em um ano e oito meses de reclusão, em regime prisional inicial fechado, uma sanção restritiva de direito consistente em prestação de serviços comunitários pelo mesmo prazo, e por dez dias-multa.

O relator do processo, desembargador Mário Devienne Ferraz, ressaltou que embora fosse contra a substituição da pena privativa de liberdade por sanções restritivas de direitos para o delito de tráfico de entorpecentes, o STF declarou a inconstitucionalidade do dispositivo que proibia a aplicação de penas alternativas em hipóteses como a dos autos, “e de lá pra cá assim aquela augusta Corte e esta Câmara vêm decidindo, inclusive este relator, até mesmo para evitar conflitos jurisprudências.”

Em 1ª instância, o réu foi condenado a um ano e oito meses de reclusão, em regime prisional inicial fechado, e cento e sessenta e seis dias-multa, no piso mínimo, por ter adquirido e sido surpreendido a trazer consigo e guardar, para tráfico, dezesseis porções de cocaína, pesando cerca de 4,707g, e três porções de maconha, com peso aproximado de 5,301g, substâncias entorpecentes e causadoras de dependência física e psíquica.

A 1ª câmara de Direito Criminal considerou que a condenação foi correta, "tanto que contra ela propriamente o apelante não se insurge, a demonstrar a justiça do julgado, buscando apenas a imposição de pena alternativa". O colegiado reconheceu que o regime prisional inicial fechado foi bem fixado no julgado recorrido e deve subsistir. Todavia, "cabe deferir ao apelante a imposição de sanção alternativa, na esteira do ponderado parecer do douto Procurador de Justiça oficiante". O réu foi representado no caso pelo advogado André Leal, da banca Leal Advocacia.

Veja a íntegra do acórdão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja áreas que mais remuneram advogados segundo pesquisa da OAB/SP

15/8/2024

Advogado é agredido por PMs; Justiça manda devolver fiança

15/8/2024

Pais terão IR penhorado por publicação de filhos ligando Moraes ao PCC

15/8/2024

CNJ implementa modelo-padrão de ementas para decisões judiciais

14/8/2024

Justiça determina interdição de santuário dedicado a Lúcifer no RS

14/8/2024

Artigos Mais Lidos

A doação em vida não resolve o problema: O aumento do ITCMD na reforma tributária

15/8/2024

ITCMD: Postergar planejamento sucessório pode sair caro por causa da reforma tributária

15/8/2024

Quando o advogado deve dizer “não”?

15/8/2024

Por que as buscas e apreensões extrajudiciais ainda não saíram do papel?

14/8/2024

Invalidade da cláusula non cedendo em face da Lei das Duplicatas

16/8/2024