O presidente da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, Sérgio Rosenthal, visitou a presidente da Adpesp - Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP, Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro. Durante o encontro, foram tratados vários assuntos de interesse das duas entidades e da sociedade.
Acerca da visita, Marilda Aparecida declarou: "temos objetivos comuns e vamos traçar um planejamento e estratégias de ação. Mas o mais importante é essa disponibilidade de realizar um trabalho conjunto".
Para Sérgio Rosenthal, dois temas são pauta comum entre as entidades, pois trazem sérios reflexos para a sociedade: o salário atualmente pago pelo Estado de SP aos delegados de polícia e a questão da amplitude do poder de investigação do MP. "O salário dos delegados de polícia do Estado de São Paulo é um dos menores do país. (...) Esta defasagem salarial é absolutamente injustificável, especialmente por estarmos falando de um Estado em que as dificuldades são muito maiores e também o custo de vida é muito mais alto", afirmou.
Ao manifestar-se sobre a questão da amplitude do poder de investigação do MP, ele ressaltou: "nós entendemos que, na investigação criminal, a prova não deve ser colhida pela parte, porque esta tem interesse na prova, ou seja, não é isenta nem imparcial. A polícia, ao realizar uma investigação, busca a verdade dos fatos. O MP, quando investiga, busca elementos que possam fundamentar uma denúncia criminal".
_____________