Sorteio de obra
Punir, perdoar ou esquecer? Estes têm sido os principais dilemas enfrentados pelo Brasil no confronto de seu passado autoritário. Por mais que o país tenha feito progressos no campo da tutela dos direitos humanos, há muitos claros que ainda não foram preenchidos.
A punição dos responsáveis pelos abusos cometidos no contexto da repressão política, por exemplo, é realidade posta por outros países que atravessaram períodos igualmente sombrios. Na verdade, em tempos de universalização dos direitos humanos, não podem os Estados escapar das obrigações assumidas perante a arena internacional. De fato, há um núcleo rígido da dignidade humana que não admite tergiversações.
É este justamente o foco de análise da obra Anistia, Justiça e Impunidade. Esquecer o que pouco se conhece em nada contribui para a construção de uma sólida cultura de respeitabilidade dos direitos humanos. O fato é que muito embora o sonho de regresso daqueles que partiram tenha sido materializado, ainda choram, neste solo, as pobres Marias e Clarisses.
Sobre os autores :
Kai Ambos é professor catedrático em Direito Penal,Processual Penal, Direito Comparado e Direito Penal Internacional na Georg-August Universität, Göttingen, Alemanha. Juiz do Tribunal Estadual de Göttingen. Coordenador do Grupo Latino-americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer.
Marcos Zilli é juiz de Direito. Professor Dr. de Direito Processual Penal nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. Membro do Grupo Latino-americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer. Membro do Advisory Board do Forum for InternationalCriminal and Humanitarian Law, Noruega.
Maria Thereza Rocha de Assis Moura é ministra do STJ. Professora Dra. de Direito Processual Penal nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Direito da USP. Integrante do Grupo Latino-americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer.
Fabiola Girão Monteconrado é advogada. Mestre em Direito de Estado e Sociedade pela UFSC. Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Integrante do Grupo Latino-Americano de Estudos sobre Direito Penal Internacional promovido pela Fundação Konrad Adenauer.
__________
Thais Aparecida da Silva, auxiliar jurídico da Lenoxx Sound, de Santo André/SP
Karina Molina, da CHS Inc., de São Paulo/SP
__________
__________