Sorteio de obra
Especializado no assunto desde 1982, Barrozo traça um perfil detalhado das figuras mais importantes do mundo tecnológico, que com suas ideias e a força de suas empresas provocaram uma revolução nos hábitos e comportamentos da Humanidade.
Do celular ao iPad; do vinil ao CD e depois ao MP3; do videocassete ao DVD e ao Blu-ray; das calculadoras de mão aos notebooks; do telefone ao Twitter e ao Facebook; das enciclopédias em grandes livros impressos à Wikipedia e ao Google; das livrarias convencionais à Amazon - o livro de Orlando Barrozo aborda essas e outras revoluções analisando a trajetória de seus criadores. A pesquisa abrange um período que vai dos anos 40, ao fim da 2a. Guerra Mundial, até 2010, com o sucesso avassalador das redes sociais, da TV por assinatura e do YouTube.
"A narrativa é centrada nos criadores das empresas que nos deram todos esses avanços tecnológicos”, diz o autor. “Daí vem o título 'Os Visionários', uma definição que resume a capacidade que cada um deles teve de enxergar anos ou até décadas à frente de seu tempo".
Entre esses criadores, destacam-se nomes célebres como Steve Jobs (fundador da Apple), Bill Gates (Microsoft), Akio Monta (Sony), Mark Zuckerberg (Facebook) e a dupla Sergey Brin & Larry Page (fundadores do Google). Mas há também figuras que Barrozo classifica como "geniais", embora nem sempre seus nomes sejam devidamente lembrados: Arthur Clarke, escritor e cientista que anteviu a era dos satélites de comunicação; Martin Cooper, inventor do telefone celular; e Jeff Bezos, criador da Amazon, a maior loja online do mundo. Há ainda capítulos dedicados aos criadores de novidades que tomaram conta do mundo já no século 21, como Twitter, YouTube e Wikipedia.
Sobre o autor :
Orlando Barrozo é jonalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como Video News e Audio News, além de colunista do Jornal da Tarde.
__________
Alessandra Petry Ligocki, advogada da Bematech S.A., de Curitiba/PR;
Bárbara Rodrigues, advogada em Sorocaba/SP;
Marcos José Moretin Verdelli, de Lins/SP; e
Paulo Semedo, da Anatel, de Brasília/DF
_________