Semanário
Artigos da semana
Quarta – 16/11/11
O advogado questiona o uso indiscriminado do bafômetro e a nova redação do artigo 306 do CTB, dando margem para o crime de perigo abstrato. (Clique aqui)
O advogado analisa duas súmulas do TST para constatar uma "interpretação totalmente inconstitucional" e abordar a problemática de recursos de matéria trabalhista submetidos ao STF e questiona: devemos reclamar ao bispo? (Clique aqui)
Tércio Chiavassa e Leonardo A. B. Battilana
Para os autores, "a regulamentação foi necessária, na medida em que a lei não esclarecia como deveria ser observada a forma em que o consórcio poderia contratar". (Clique aqui)
Quinta – 17/11/11
O desembargador critica o processo eleitoral da mesa diretora dos Tribunais brasileiros por considerá-lo antidemocrático e atrasado, sendo resquício de um sistema implantado pela ditadura militar. (Clique aqui)
Eudes Quintino de Oliveira Júnior
A partir do episódio da ocupação da Rocinha e do Vidigal por forças policiais, o advogado discute a impotência do Judiciário diante do crime organizado, uma vez que sua função de aplicador da lei fica atrelada à reserva legislativa. (Clique aqui)
O advogado aborda a atribuição do Cade de fiscalizar atos que limitem ou prejudiquem de alguma forma a livre concorrência. (Clique aqui)
Sérgio Farina Filho, Leonardo A. B. Battilana e Fabio Avelino R. Tarandach
Os advogados ressaltam a importância da pacificação da natureza indenizatória dos juros de mora para que não sejam confundidos com renda ou proventos, já que não representam um acréscimo ao patrimônio. (Clique aqui)
Sexta – 18/11/11
O desembargador aborda as peculiaridades dos embargos declaratórios, especificamente o pré-questionamento no âmbito do processo trabalhista. (Clique aqui)
Rodrigo Martone e Eduardo Marchette Quadrotti
Os advogados abordam a legitimidade dos contribuintes de direito e de fato perante o Judiciário para pleitearem a recuperação de tributos indiretos indevidamente recolhidos pela União. (Clique aqui)
A advogada relata a votação do CNJ na qual a maioria dos conselheiros posicionou-se contrária à celebração de contratos de PPP no âmbito do Judiciário. (Clique aqui)
__________