Inscrições
Mestrado acadêmico da Direito GV encerra inscrições hoje
A Direito GV encerra as inscrições para o programa de Mestrado em Direito e Desenvolvimento nesta segunda-feira, às 18h.
Para se inscrever, os candidatos deverão pagar uma taxa de R$ 200,00. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo site clique aqui.
Para a inscrição, é necessário entregar à organização do processo os seguintes documentos:
1. Ficha de inscrição, preenchida, assinada, com foto 3x4 (não serão aceitas fotos escaneadas)
2. Cópia do comprovante de pagamento de inscrição
3. Cópia do Certificado de Proficiência em Língua Inglesa (para o candidato que tenha o certificado e queira ser dispensado da prova de língua inglesa)
4. Curriculum Vitae (preenchido no ato da inscrição pela Internet e assinada pelo candidato
5. Carta de Apresentação (preenchida no ato de inscrição pela internet e assinada. O documento deve conter: as razões pelas quais o candidato se considera em condições de cursar o Mestrado; o motivo da escolha do programa e da linha de pesquisa; temas de interesses de pesquisa dentro do escopo da linha de pesquisa)
6. Projeto de pesquisa (conforme especificações do edital)
7. Histórico escolar do curso de graduação
8. Termo de solicitação da Bolsa Mario Henrique Simonsen
9. Termo de solicitação da Bolsa Fundação Carlos Chagas (exclusivamente para os candidatos que desejam concorrer à Bolsa Fundação Carlos Chagas)
O processo seletivo é composto de quatro fases:
1. Prova de língua inglesa;
2. Prova de conhecimentos específicos
3. Projeto de pesquisa
4. Entrevista
A aprovação das duas primeiras etapas é pré-requisito para a participação das fases subseqüentes.
As provas de língua inglesa serão realizadas na sede da Direito GV, no dia 6/11, das 9h às 12h. No mesmo dia, das 14h às 17h, ocorre a prova de conhecimentos específicos.
As entrevistas serão agendadas no período de 30/11 a 2/12. Os candidatos aprovados nas fases anteriores do Processo Seletivo e os candidatos à Bolsa de Formação Pré-Acadêmica serão convocados para entrevista, com uma comissão de professores do Programa de Mestrado Acadêmico da Direito GV.
A divulgação final dos aprovados no processo seletivo, dos beneficiados com a bolsa Carlos Chagas e com a Bolsa de Formação Pré-Acadêmica será no dia 16/12, a partir das 18h.
A matrícula será realizada no dia 2/2/2012, na sede da Direito GV.
Todas as informações referentes ao processo seletivo serão divulgadas no site clique aqui.
Bolsas de estudo
A partir deste ano, a Direito GV disponilizará a Bolsa Mario Henrique Simonsen, que garante a gratuidade do curso, para todos os candidatos aprovados no processo seletivo do Mestrado Acadêmico. O objetivo é dar a oportunidade para os alunos se dedicarem de forma exclusiva à vida acadêmica se integrando aos projetos de pesquisa desenvolvidos pela escola.
Além disso, a DIREITO GV mantém a parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC) oferecendo bolsas de estudo para os candidatos que atenderem o perfil que garanta a diversidade no Programa de Mestrado da DIREITO GV e que apresentem como objeto de pesquisa temas de interesse da Fundação Carlos Chagas, tais como democracia e minorias.
"A parceria com a Fundação Carlos Chagas é fundamental para aumentar a diversidade de projetos e de acadêmicos de diferentes formações e, consequentemente, enriquecer o programa de Mestrado", explica Luciana Gross Cunha, coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico da Direito GV.
De acordo com Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais, a Bolsa Fundação Carlos Chagas indica que é possível articular justiça social e mérito, representa uma forma de tornar o acesso à pós-graduação mais democrático, inclusive em instituições privadas.
"A abertura do Programa de Mestrado Acadêmico da Direito GV a uma proposta de ação afirmativa na pós-graduação nos parece coerente com o propósito de uma área de concentração como a de Direito e Desenvolvimento: é necessário conhecer a forma como as instituições ligadas ao Direito atuam e quais são as conseqüências políticas e sociais dessa atuação e como impactam na realização da justiça social. Entendemos que os critérios propostos pela Fundação Carlos Chagas para a concessão da Bolsa podem contribuir para pesquisas e discussões que reflitam a complexidade da realidade social brasileira, marcada por desigualdades históricas. Conceitos como direitos humanos e justiça social precisam estar incorporados à noção de desenvolvimento de qualquer nação", explica Sandra.
_________________
_________________