Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Curso de Direito Administrativo"

Veja quem faturou a 7ª edição do clássico "Curso de Direito Administrativo" (Fórum – 1.308p.), de Marçal Justen Filho, sócio da banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados.

26/5/2011


Sorteio de obra

 

Já em sua 7ª edição, o clássico "Curso de Direito Administrativo" (Fórum – 1.308p.), de Marçal Justen Filho, sócio da banca Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, analisa o Direito Administrativo segundo a concepção da supremacia dos direitos fundamentais, desenvolvida à luz dos princípios constitucionais. A exposição clara e objetiva dos conteúdos é acompanhada da indicação da jurisprudência mais recente do STF e do STJ.

 

O Direito Administrativo é o conjunto das normas jurídicas de direito público que disciplinam as atividades administrativas necessárias à realização dos direitos fundamentais e a organização e o funcionamento das estruturas estatais e não estatais encarregadas de seu desempenho.

E necessário desenvolver a definição, indicando analiticamente os aspectos por ela traduzidos.

As normas jurídicas são instrumentos de controle de conduta, e se diferenciam em princípios e regras. Sobre o tema se voltará a falar adiante, mas cabe adiantar que as regras são normas jurídicas que consagram uma solução determinada sobre como as pessoas devem agir. Já os princípios traduzem, de modo genérico, os valores jurídicos, e não fornecem direta e imediatamente a disciplina sobre a atuação dos sujeitos.

Sobre o autor :

 

Marçal Justen Filho é sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. Mestre e doutor em Direito pela PUC/SP. Foi Professor Titular da UFPR entre 1986 e 2006. É autor dos livros "O Estatuto da Microempresa e as Licitações Públicas", "Curso de Direito Administrativo", "Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos", "Teoria Geral das Concessões de Serviço Público", "Pregão", "O Direito das Agências Reguladoras Independentes", "Concessões de Serviços Públicos", "Sujeição Passiva Tributária", "O imposto sobre serviços na Constituição" e "Desconsideração da personalidade societária no Direito brasileiro".

______________

 Ganhador :

Régio Pedroso, da Fresenius Kabi Brasil Ltda., de Campinas/SP


_________________

Adquira já o seu :












______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024