Programa Espaço Livre Aeroportos
CNJ - Sucatas da Vasp valem R$ 50 mil cada
As aeronaves da Vasp devem começar a ser desmontadas no início de maio. A data do primeiro desmonte deverá ser confirmada em reunião da Corregedoria Nacional de Justiça com o Ministério da Defesa nesta semana.
O juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Marlos Augusto Melek acompanhou os militares da FAB - Força Aérea Brasileira que inspecionaram os aviões em Congonhas para iniciar o desmonte. "O Programa Espaço Livre vai limpar dos pátios dos aeroportos brasileiros mais de 100 aeronaves", diz Melek.
Após o desmonte, a 1ª vara de Falências de SP vai realizar leilões destas aeronaves sucateadas. Com a retirada das aeronaves do pátio do aeroporto de Congonhas, será devolvida para a Infraero uma área de 170 mil m², que deve ser utilizada para a ampliação do aeroporto. Esta devolução deverá ocorrer até no máximo quatro meses após a realização dos leilões.
1ª Etapa
A primeira ação do Programa "Espaço Livre" tem como alvo as 27 aeronaves da Vasp, cuja falência foi decretada em 2008, que estão ociosas e espalhadas em aeroportos do país há cerca de seis anos. Cada aeronave tem um custo médio diário de estadia nos aeroportos de R$ 1.200, que é pago pela massa falida – ou seja, os credores -, da Vasp. Nove aeronaves encontram-se no aeroporto de Congonhas, em SP, mas há aeronaves nos aeroportos das cidades do RJ, BH, Salvador, Manaus, Brasília, Campinas/SP e Guarulhos/SP. Em Congonhas, por exemplo, essas aeronaves ocupam um espaço de 170 mil m², o que equivale a aproximadamente três estádios de futebol. Há também 80 mil itens aeronáuticos guardados no pátio que poderão ser vendidos.
____________
____
Foto : CNJ
____
____________
-
6/3/10 - Caso Vasp - TRT/SP realiza a venda judicial da Fazenda Piratininga na próxima quarta - clique aqui.
-
9/9/08 - Justiça de São Paulo decreta falência da Vasp - clique aqui.
_____________