OAB/RJ apóia decisão de investigar desaparecimentos durante a ditadura
O presidente da OAB/RJ enalteceu ontem, 23, a decisão do MP Militar do Rio, de abrir investigação sobre desaparecimentos de pessoas durante a ditadura militar com a participação de agentes das Forças Armadas. Na opinião de Wadih Damous, os crimes relacionados a torturas e desaparecimentos são uma ferida aberta na sociedade brasileira. "Nossa democracia nunca será aperfeiçoada de forma completa enquanto essa página não for virada com dignidade", afirmou Damous.
A tese defendida pelo MP do Rio é que casos de desaparecidos devem ser considerados sequestro em andamento até a localização de eventual resto mortal ou de "evidências verossímeis" de que as vítimas foram soltas ou mortas. Ainda no entendimento de Damous, as próprias Forças Armadas deveriam pugnar pelo prosseguimento das investigações, "que tirariam dos seus ombros essa pecha de terem sido responsáveis por esses atos que envergonham a nação brasileira".
-
Veja abaixo a íntegra do comentário feito pelo presidente da OAB/RJ.
_____________
"Essa decisão merece todo o apoio da OAB do Rio de Janeiro por ser uma decisão corajosa, que vai no sentido contrário à visão de alguns, de que essas questões que envolveram a repressão nos anos de chumbo devem ser circundadas de sigilo. O problema dos desaparecidos é uma ferida aberta na sociedade brasileira. Nossa democracia nunca será aperfeiçoada de forma completa enquanto essa página não for virada com dignidade. A atitude do procurador militar conta com o apoio entusiástico da OAB do Rio de Janeiro e nos colocamos à disposição para auxiliar nas investigações.
A não investigação dos crimes de tortura no regime militar é uma atitude incompreensível, ainda mais se compararmos com os exemplos da própria América Latina. Na Argentina essa questão já foi enfrentada, no Uruguai e no Chile também. Em diversos países enfrentou-se a punição aos torturadores, a prisão aos ditadores e não aconteceu nada demais. Não houve nenhuma perda institucional ou risco de ruptura da democracia. Não consigo entender porque há tanta resistência no Brasil a essas investigações, sobretudo nessas novas gerações de militares, que não participaram daqueles atos de barbárie. Dar prosseguimento às investigações seria bom, inclusive, para as próprias Forças Armadas, que tirariam dos seus ombros essa pecha de terem sido responsáveis por esses atos que envergonham a nação brasileira."
______________
___________
__________
-
10/1/11 - Nova ministra vai trabalhar no Congresso pela Comissão da Verdade - clique aqui.
-
30/4/10 - STF é contra revisão da Lei da Anistia por sete votos a dois - clique aqui.
-
29/04/10 - STJ decide analisar mérito da açõa da OAB contra a Lei da Anistia - clique aqui.
-
14/4/10 - STF adia julgamento de ação que contesta Lei da Anistia - clique aqui.
-
12/4/10 - Lei da Anistia é destaque na pauta de julgamentos do plenário do STF na quarta-feira - clique aqui.
-
8/4/10 - STF -Ação que contesta art. 1º da lei 6.683/79 deverá ser julgada pelo STF na próxima semana - clique aqui.
-
1/2/10 - PGR se manifesta pela improcedência da ADPF sobre a Lei da Anistia - clique aqui.
-
4/1/10 - Decreto 7.37/09 cria o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 - clique aqui.
-
27/11/09 - MPF/SP move ação civil contra Tuma, Maluf e legista por ocultação de cadáver - clique aqui.
-
25/09/09 - Câmara : MJ diz que torturadores não podem ter anistia - clique aqui.
-
23/10/08 - AGU não defende coronéis acusados de tortura em ação do MPF - clique aqui.
-
22/10/08 - OAB contesta Lei da Anistia para crimes cometidos em nome do Estado - clique aqui.
-
2/10/08 - Centro Acadêmico XI de Agosto divulga manifesto sobre a questão da flexibilização da interpretação da Lei da Anistia - clique aqui.
___________
__________
-
4/1/11 - Condenação internacional do Brasil e o dever de investigar os crimes da ditadura - Luiz Flávio Gomes, Valerio de Oliveira Mazzuoli - clique aqui.
-
11/5/10 - Lei de anistia: brilharam pela ausência as vítimas e seus direitos - Luiz Flávio Gomes - clique aqui.
-
7/5/10 - O Brasil e os direitos humanos - Fernando A. Albino de Oliveira - clique aqui.
-
15/4/10 - Lei de Anistia e sua Interpretação. Inexistência de abrangência para crimes cometidos por agentes estatais. Subsidiariamente, não-recepção de tal interpretação. O caso da ADPF n.º 153.- Paulo Roberto Iotti Vecchiatti - clique aqui.
-
4/3/09 - Enganos e a Lei de Anistia - Belisário dos Santos Jr. - clique aqui.
_____________