Lançamento
Editora Fórum lança duas obras da autora Inês Virgínia Prado Soares
Hoje, durante a V Semana do Direito da UFC, a Editora Fórum lança as obras "Direito ao (do) patrimônio cultural brasileiro" e "Memória e verdade: a justiça de transição no Estado Democrático brasileiro", ambas de Inês Virgínia Prado Soares. A sessão de autógrafos será a partir das 18h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (rua Meton de Alencar, s/nº, Centro – Fortaleza).
Sobre as obras :
"Direito ao (do) patrimônio cultural brasileiro"
A obra é destinada a estudantes e profissionais que buscam suporte jurídico para a compatibilização dos direitos e bens culturais com as atividades sociais e econômicas ou, ainda, àqueles que desejam entender a tutela dos bens culturais no sistema de justiça brasileiro. Assim, esta obra oferece respaldo para tratamento do acesso aos bens culturais como direito fundamental, para gestão democrática de tais bens e para proteção do patrimônio cultural brasileiro em situações (potenciais ou concretas) de vulnerabilidade ou de dano.
Confira a resenha da obra escrita por Roberta Resende publicada na seção Lauda Legal - clique aqui
"Memória e verdade: a justiça de transição no Estado Democrático brasileiro"
O livro é dividido em três partes (Parte I - Justiça de Transição brasileira; Parte II - Tortura e Responsabilidade na Justiça de Transição brasileira; e Parte III - Memória e Verdade na perspectiva democrática) e os capítulos são escritos por renomados juristas e por profundos conhecedores e estudiosos do tema. A obra permitirá ao leitor a compreensão, a reflexão e o aprofundamento sobre tema tão relevante para a consolidação do direito fundamental à verdade e à memória.
Sobre a autora :
Inês Virgínia Prado Soares é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Em 1997 ingressou no Ministério Público Federal e exerce o cargo de procuradora da República em São Paulo, capital, tendo atuado nas áreas cível, criminal e, desde 2001, na área da tutela coletiva. É mestre e doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP e especialista em Direito Sanitário pela UNB. Dedica-se à defesa dos direitos fundamentais também por meio do IEDC (Instituto de Estudos Direito e Cidadania), uma Organização não Governamental da qual é Presidente desde 2003.
____________