Sorteio de obra
O edital exige o conhecimento apenas de questões objetivas (testes). O livro se direciona para essas questões. Importante frisar, entretanto, que o concurso para Analista do TRT, há tempos, vem exigindo profundos conhecimentos em Direito do Trabalho. Tentou-se, portanto, abordar todas as questões exigidas nos últimos anos, como forma de possibilitar uma preparação completa do candidato.
Ressalta-se que, para fins de memorização da matéria, há necessidade de o candidato, além de fazer uma leitura atenta da teoria, resolver o maior número possível de exercícios. Por isso, optou-se por ampliar o número de questões comentadas (são mais de 160 questões comentadas em todas as alternativas) e questões dos últimos concursos (há mais de 200 questões). Se houver dúvida em qualquer desses exercícios, é importante que se retorne à parte teórica, para buscar a resposta de forma mais detalhada.
Posteriormente, encontram-se os testes de memorização e as questões elaboradas pelo autor. Lembrar de anotar os erros também é recomendável. Ao resolver as lacunas deixadas para memorização, o candidato poderá não se lembrar dos exatos termos da lei. No entanto, o mais importante é completar o sentido e, principalmente, os prazos. Esse exercício, embora com alto grau de exigência, ajuda muito na fixação da teoria.
A matéria “Dos Direitos Constitucionais dos Trabalhadores (art. 7° da CF/88)” será abordada durante todo o livro e não em capítulo próprio, evitando-se, assim, a repetição dos assuntos.
Nota-se que, nos últimos concursos de Analista, tem-se exigido o conhecimento de muitas súmulas e orientações jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho relacionadas às matérias do edital. Diante disso, a jurisprudência presente nos últimos concursos estará transcrita ora nas notas de rodapé, ora no próprio corpo do texto. Recomenda-se que, durante a leitura, o candidato faça um resumo desses posicionamentos do TST. Atualmente, para obter bons resultados no concurso, é necessária a memorização dessa jurisprudência dominante do TST.
O cargo de Analista do TRT, por ser muito atrativo, possui altíssimo número de candidatos. Logo, faz-se necessário que, além de memorizar toda a legislação trabalhista prevista no edital, o candidato compreenda muito bem a matéria, porque tem sido exigida a resolução de casos práticos. Importante ficar atento aos exemplos e à teoria. Importante, também, lembrar que o estudo com qualidade, em regra, é demorado, exige certo tempo na elaboração de resumos, na resolução de questões e na preparação de esquemas para a fixação da matéria. Leituras rápidas são indicadas apenas como revisão nas semanas que antecedem à prova." O autor
Sobre o autor :
Henrique Correia é procurador do Trabalho. Professor do Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.. Professor do Curso CAMAT - Curso Avançado para Magistratura do Trabalho. Professor da Central de Cursos Professor Pimentel. Professor da Escola Superior do Ministério Público da União - curso de formação para novos procuradores do Trabalho.
_______________
Lucas Meirelles de Souza, da Minerva S/A, de Barretos/SP
____________