Migalhas de Peso

Governo Federal sanciona lei que tem como finalidade a adequação à LGPD do cadastramento em órgãos públicos

Há a expectativa de que diversas outras medidas sejam implementadas pelo Governo Federal para a completa adequação à LGPD.

23/1/2023

O ano de 2023 iniciou apresentando confirmações do que já havia sido previsto ao final do ano passado, no sentido da continuidade na edição de regulamentações para adequar empresas e órgãos públicos à LGPD.

De plano, o Governo Federal determinou a vinculação da Agência Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”) ao Ministério da Justiça e, na sequência, sancionou a Lei do CPF para limitar a coleta de dados nos cadastramentos dos contribuintes aos órgãos públicos, atendendo a um dos princípios basilares da LGPD quanto à vedação da coleta de dados que não sejam essenciais para o tratamento.

Contudo, apesar do início da vigência da lei, foi concedido prazo de 12 (doze) meses para que os órgãos do Governo Federal adequem seus sistemas de cadastros para atendimento à lei, assim como, o prazo de 24 (vinte e quatro) meses para comunicações dos sistemas entre os órgãos federais.

A iniciativa federal deve servir de exemplo para as empresas privadas. Espera-se que sigam esse modelo, de modo a também limitarem a coleta de dados pessoais, efetuando as adequações necessárias para esse fim.

No mais, há a expectativa de que, ao longo deste ano, diversas outras medidas sejam implementadas pelo Governo Federal para a completa adequação à LGPD.

Ana Lúcia Pinke Ribeiro de Paiva
Sócia e head da área Trabalhista de Araújo e Policastro Advogados.

Marcos Rafael Faber Galante Carneiro
Associado da área trabalhista do escritório Araújo e Policastro Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Após decisão do STJ, saiba como fica o ressarcimento dos juros de obra por parte da CEF

2/1/2025

Embargos de declaração: O erro da falta de indicação de vício

3/1/2025

Tim Maia: Marca e Direito de Autor

2/1/2025

Alterações no BPC: um alerta para a necessidade de equilíbrio entre eficiência administrativa e proteção social

2/1/2025

Como minimizar os custos de arrecadação do IBS

2/1/2025