Migalhas de Peso

Meu técnico de TI pediu para sair. O que eu faço?

Primeiramente, lembre-se que este profissional é uma peça chave para a integridade de seu negócio, pois cabe a ele planejar, organizar e dar manutenção a toda sua estrutura de TI.

30/8/2019

A inconstância do mercado trabalho é, dentre outros fatores, um dos principais motivos para muitas empresas acumularem altas despesas e, consequentemente, transtornos financeiros. Na área de TI, por exemplo, é cada vez mais comum ver os colaboradores buscarem novos desafios ou oportunidades diferentes. Em muitos casos, isso acontece pelos profissionais atingirem patamares que ultrapassam as necessidades e demandas das empresas. E aí está um desafio para as organizações que contam com um profissional especializado do setor: deve ser treinado outro funcionário para ocupar a vaga ou deve ser buscado outro responsável técnico no mercado? Primeiramente, lembre-se que este profissional é uma peça chave para a integridade de seu negócio, pois cabe a ele planejar, organizar e dar manutenção a toda sua estrutura de TI. Não cometa o erro de “meter os pés pelas mãos”. Agora é hora de arrumar a casa e buscar uma solução que garanta o fim da vulnerabilidade do seu negócio!

Passo 1: Hora de colocar os pingos nos is!

Manter um bom relacionamento com os seus colaboradores fará uma grande diferença nessas ocasiões. É o técnico de TI quem conhece todos os seus processos, estratégias e acessos referentes à sua estrutura tecnológica. Chame-o para um papo e estabeleça um prazo viável para que ele consiga mapear todos os seus resultados. Feito isso, solicite um relatório que identifique os acertos, erros e possíveis melhorias.

Passo 2: Documentação de TI

Além do planejamento detalhado, chegou o momento de criar e atualizar a sua documentação de TI. Nela deve conter itens fundamentais para o próximo responsável de TI de sua empresa. São eles:

Passo 3: Backup de dados e mudança de senhas

Outro item imprescindível neste momento de transição é o backup de dados. Tenha todas as suas informações organizadas e seguras, garantindo assim que o novo prestador de serviços não tenha “surpresas negativas” no início de trabalho. Aproveite também para trocar todas as suas senhas de softwares, servidores, pastas e e-mails.

Passo 4: Resolver o problema internamente ou buscar um novo profissional?

Reflita: você está perdendo um colaborador de extrema confiança por razões pessoais, o que é normal e aceitável. Mas será que valerá a pena deslocar e treinar outro funcionário para ocupar uma posição tão importante e estratégica? Outra opção seria pedir uma indicação de um profissional de confiança do seu colaborador que está de saída. Mas note: a probabilidade de ocorrer o mesmo processo é grande e quase inevitável.

Já pensou em investir em uma empresa especializada para realizar todo o suporte e gerenciamento da sua TI?

___________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024