Independentemente do tamanho da sua empresa, ter um eficiente Service Desk é fundamental para seu funcionamento coeso e seguro. Entretanto, o conceito de o que é o Service Desk e seus benefícios ainda são desconhecidos por muitas pessoas. Portanto, para esclarecer as coisas para você, organizamos este artigo especial. Siga conosco e saiba como melhorar o seu negócio como um todo!
A importância do Service Desk
Imagine a sua estrutura de TI como uma pirâmide. Dessa maneira, a base seria o Service Desk, pois é nele que os problemas do cotidiano são solucionados. Seu objetivo é dinamizar, através da gestão e centralização de operações, o suporte técnico dos usuários da rede, agindo de forma preventiva e na manutenção diária. Por isso, subentende-se que o Service Desk é, ao mesmo tempo, a vacina e o tratamento, cuidando desde antes da doença até os casos em que ela já está ativa.
O Service Desk unifica, essencialmente – e não exclusivamente – as atividades relacionadas ao banco de dados (fornecendo apoio aos colaboradores para que os arquivos estejam acessíveis em qualquer dispositivo e horário necessário com velocidade constante e seguros); à segurança (manutenção de backups, combate e prevenção contra ciberataques e planejamento estratégico de intervenções/políticas de cibersegurança no ambiente físico e digital); à rede (gestão de hardware e software dos ativos {computadores, notebooks e smartphones} e da conexão com a internet) e aos canais de atendimento (acompanhamento e esclarecimento de dúvidas internas e externas, acompanhando as solicitações e mediando as soluções).
E o valor?
Sempre deve se levar em conta o ROI (Retorno Sobre o Investimento) em casos de investimento de verba empresarial. Portanto, o ideal é encontrar pacotes personalizáveis ao seu perfil no mercado. O Service Desk demonstra, por englobar um setor vital para qualquer negócio, que é de suma importância, então não se pode abrir mão de um. Os seus benefícios superam – e bastante – seu preço, que não é alto. É necessário enxergar o Service Desk como realmente ele é: um investimento, não despesa.
Por incorporar funcionalidades que antes eram compartimentalizadas em outras áreas da empresa, o Service Desk poupa recursos de outras diretrizes, tomando para si essas responsabilidades, o que viabiliza novas operações nesses segmentos, que poderão focar em suas atividades sem se preocuparem com a parte de TI. Em outras palavras, o Service Desk alivia as pressões tecnológicas sobre os setores do seu negócio, permitindo que eles tenham mais eficiência e produtividade.
___________________