Uma das principais missões do suporte em TI é manter a salvo a empresa das milhões de ameaças virtuais. Conheça as principais ferramentas que te ajudarão nessa missão!
1 – Firewalls
Considerada a linha de frente de grande parte das estratégias de segurança que um suporte em TI deve oferecer para uma empresa, o Firewall possui a virtude de incorporar em uma única ferramenta, diversos recursos de segurança. Ou seja, sua empresa terá com um único sistema:
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Antivírus, antispam e antispyware
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Filtragem de aplicação e sistemas
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Prevenção e detecção contra intrusos
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Rede Privada Virtual (VPN)
2 – Sistemas de Controle de Acesso
Com esse recurso, quem define tudo é o administrador, que irá determinar as regras que irão restringir quais usuários que poderão acessar determinadas áreas que possuem recursos de rede protegidos. Isso é feito com exigência de autentificação como dispositivos biométricos e tokens.
Outro fator que é importante ser dito é que determinados produtos ainda permitem com que você crie uma lista de controle de acessos com um conjunto de regras que definem a política de segurança (ACL). Com uma ou mais entrada de controle de acesso, as ACL's permitem que você faça regras muito específicas, tais como acesso por usuário, IP, hora do dia, departamento, função etc.
3 – Instrusion Prevention Systems (IPS)
Ferramenta que representa uma grande melhoria para um Firewall considerado básico e bastante útil para um suporte em TI, o sistema de prevenção de intrusão pode ser configurado de uma forma que lhe permite tomar decisões, dependendo do nível da ameaça da aplicação. Diante de alguma ameaça, esse tipo de produto responde diretamente como, por exemplo, fechando a conexão automaticamente de pacotes considerados suspeitos, mas sem restringir os pacotes autorizados.
Os principais tipos de IPS são:
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Baseado em rede: cria diversos de "pontos de estrangulamento" a fim de achar algum tipo de atividade suspeita que represente invasão.
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Baseada em atividades (Rate Based): monitora atividades que estão fora do alcance dos níveis normais, tais como quebra de senha.
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Baseado em Host: localizado nos servidores e nas máquinas individuais, esse tipo age através de aplicações, monitorando todos os pedidos e atividades, barrando todas as ações proibidas.
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Baseado em conteúdo: basicamente, esse modelo varre toda a rede atrás de assinaturas de conteúdo não reconhecidas ou desconhecidas.
4 – Firewalls de Aplicação
Apesar de bastante confundido com IP's, os Firewalls de Aplicação foram feitos para limitar e/ou negar o nível de acesso de algum aplicativo perante a um Sistema Operacional. O que ele faz é fechar a abertura de chamados no sistema operacional, negando alguma execução de código nocivo no Sistema Operacional. Bastante interessante para o trabalho de segurança do suporte em TI.
5 – Unified Threat Management (UTM)
Formados por diversas camadas que incorporam várias tecnologias de segurança, o UTM oferece várias ferramentas, tais como VPN, antivírus e antispam, assim como serviços para evitar alguma intrusão. Nesse aspecto, as vantagens do UTM são a facilidade de configuração, operação e atualização dos recursos de segurança.
Manter a segurança não tem só a ver com você, mas sim sobre o que você faz para passar essa sensação para aqueles que você gosta ou dependem de você. Sendo assim, toda e qualquer informação que você tenha irá contribuir diretamente no desempenho de seu suporte em TI, o que refletirá em uma empresa saudável e livre de ameaças. E nessa ótica, um serviço de backup e Cloud Computing ajudarão (e muito) você a cumprir com sua responsabilidade de forma épica.
Leia mais sobre essas soluções aqui e aqui e saiba como elas contribuirão para que seu suporte em TI seja um exemplo de segurança, dentro e fora de sua empresa.
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