Migalhas de Peso

Indústria de Tecnologia: Quais as principais tendências em 2017

Neste artigo, listamos algumas tecnologias que continuarão no dia a dia corporativo em 2017.

10/3/2017

Para a indústria de tecnologia, 2017 já começou agitado. Os principais indicadores globais da área publicaram suas previsões para o novo ano destacando as principais tendências e novidades. Mas assuntos que continuarão em alta nesse ano também ganham destaque. Neste artigo, listamos algumas tecnologias que continuarão no dia a dia corporativo em 2017. Confira:

A cloud é um dos serviços que mais ganhou adeptos nos últimos tempos e em 2017 deve se consolidar. Principalmente para pequenas e médias empresas, a nuvem traz diversos benefícios, como a mobilidade de acesso, que facilita a adoção de novos modelos de trabalho como o home-office e espaços de co-working, por exemplo. A nuvem oferece ainda garantia de segurança de informação. Uma vez que conta com altas tecnologias de criptografia para proteção de dados e permite rápida recuperação de arquivos perdidos; além da redução de custo com infraestrutura.

Para muitas empresas manter e comparar um grande volume de dados é um desafio e tanto, mas o Big Data torna essa realidade possível. Sua aplicação pode se adequar a qualquer setor, entregando a análise que seu negócio necessita, além de ajudar na localização de oportunidades, identificação de falhas, lucros, perdas, entre outros. Em 2017 os investimentos e avanços relacionados ao uso de big data continuam e devem ser uma das principais tendências desse ano. A previsão global é de que eles aumentem cerca de 1,7 milhões.

As conexões disponíveis em diversos equipamentos, também conhecida como Internet das Coisas ou IoT, é outra tecnologia que promete despontar em 2017. Você pode estar se perguntando como isso se aplica a seu negócio, mas a resposta é simples. A internet das coisas tende a ser flexível com oportunidades para diversos mercados, seja em questão de monitoramento de fluxo de pessoas, controle de consumo de energia de seu escritório ou o simples uso de chat-bots, que já é feito por várias empresas.

Outra tecnologia que vem ganhando força é a dos aplicativos inteligentes, que contam com o uso de inteligência artificial em seu desenvolvimento e execução. Para empresas, muitas vezes esses aplicativos assumem o papel de assistentes virtuais, podendo transformar toda a estrutura de um negócio. Voltadas ao mercado corporativo há opções que podem ajudar na organização de arquivos, como o DocumentsToGo; aumento da produtividade como o Geckoboard; gestão de negócios como o Expense, entre outros. O uso de aplicativos inteligentes também é uma boa maneira de economizar recursos, tempo e dinheiro.

Para 2017 muito tem se falado a respeito da evolução na segurança de dados. Enquanto algumas empresas investem pesado no desenvolvimento de soluções de anti-ransomware, outras seguem na linha do AAA (automação, analytics e artificial intelligence) para combater as ameaças. Com essa combinação, espera-se que plataformas de segurança de dados possam expandir tanto no tráfego de rede quanto em máquinas individuais, neutralizando falhas de modo mais rápido ou até antes mesmo que ataques à segurança de sua empresa aconteçam.

Na Penso Tecnologia acompanhamos todos os avanços da indústria de tecnologia. Identificamos e implementamos os serviços de acordo com a necessidade de nossos parceiros e clientes.

__________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Após decisão do STJ, saiba como fica o ressarcimento dos juros de obra por parte da CEF

2/1/2025

Embargos de declaração: O erro da falta de indicação de vício

3/1/2025

Tim Maia: Marca e Direito de Autor

2/1/2025

Alterações no BPC: um alerta para a necessidade de equilíbrio entre eficiência administrativa e proteção social

2/1/2025

Como minimizar os custos de arrecadação do IBS

2/1/2025