25/5, 9h09

Barroso manda União adotar medidas de segurança em terras indígenas

Diante da ameaça de ataques violentos e da presença de invasores, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou que a União adote imediatamente todas as medidas necessárias à proteção da vida, da saúde e da segurança das populações indígenas que habitam as TIs - Terras Indígenas Yanomami e Mundurucu. Segundo a medida cautelar deferida, o efetivo destacado para atingir essa finalidade deverá permanecer nas TIs enquanto houver esse risco.

Veja a íntegra.

t

21/5, 10h22

Fachin vota para suspender concurso da PF marcado para domingo

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, convocou, para esta sexta-feira, 21, sessão virtual extraordinária do plenário para examinar um pedido de suspensão da prova do concurso para provimento de cargos na Polícia Federal, marcada para o próximo domingo, 23. Até o momento, apenas o relator, ministro Edson Fachin, votou, no sentido de suspender a realização das provas.

A sessão virtual termina às 23h59 de hoje, 21. É a primeira vez que o STF realiza uma sessão virtual com duração de um dia.

Veja aqui.

t

21/5, 9h59

STF dá início ao julgamento que analisa letalidade policial no RJ

STF iniciou nesta sexta-feira, 21, o julgamento pelo plenário virtual da "ADPF das favelas", um recurso impetrado pelo PSB, ONGs e movimentos sociais, que pleiteia que o Estado do RJ apresente plano de redução de letalidade de policiais no local. O ministro Edson Fachin é o relator da ação.

Foi em decisão na ADPF 635 que os ministros vetaram operações policiais no Estado enquanto durar a pandemia, com a ressalva em casos excepcionais e previamente comunicados pelas forças de segurança do Estado ao MP/RJ.

Veja a matéria.

t

19/5, 8h18

Câmara aprova projeto que proíbe despejo de imóveis até final de 2021

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 18, por 263 votos a 181, o projeto que proíbe o despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, suspendendo os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos. A proposta (PL 827/20) será enviada ao Senado.

De acordo com o substitutivo aprovado, do deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP), serão suspensos os efeitos de qualquer ato ou decisão de despejo, desocupação ou remoção forçada coletiva de imóvel privado ou público, urbano ou rural, seja os de moradia ou para produção.

Leia a íntegra.

t

18/5, 12h59

Pandemia: Estado não pode barrar operadora de cancelar plano de saúde

O STF, por maioria, julgou inconstitucional lei do Rio de Janeiro que impedia operadoras de suspender, cancelar ou cobrar multa de planos de saúde por falta de pagamento durante a pandemia. Nos termos do voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, a Corte considerou que a matéria é de competência privativa da União. Ficaram vencidos os ministros Marco Aurélio, Edson Fachin e Rosa Weber.

t

17/5, 9h51

TJ/SP reverte decisão que suspendeu financiamento de advogada

A 37ª câmara de Direito Privado do TJ/SP, ao julgar recurso de instituição financeira, reformou a sentença que suspendeu a cobrança de financiamento imobiliário de advogada. O colegiado reconheceu que as cláusulas do contrato devem ser cumpridas, ainda que em tempos de covid-19, prevalecendo a cláusula do "pacta sunt servanda".

Leia aqui.

t

14/5, 19h39

Lewandowski garante a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI

Na noite desta sexta-feira, 14, o ministro do STF Ricardo Lewandowski concedeu ordem de HC e assegurou ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, no âmbito da CPI da Covid:

(i) o direito ao silêncio, isto é, de não responder a perguntas que possam, por qualquer forma, incriminá-lo, sendo-lhe, contudo, vedado faltar com a verdade relativamente a todos os demais questionamentos não abrigados nesta cláusula;

(ii) o direito a ser assistido por advogado durante todo o depoimento; e

(iii) o direito a ser inquirido com dignidade, urbanidade e respeito, ao qual, de resto, fazem jus todos depoentes, não podendo sofrer quaisquer constrangimentos físicos ou morais, em especial ameaças de prisão ou de processo, caso esteja atuando no exercício regular dos direitos acima explicitados, servindo esta decisão como salvo-conduto.

Veja na íntegra.

t

13/5, 13h55

Funcionária de hospital recebe justa causa por recusar vacina da covid

A Justiça do Trabalho de São Paulo validou a dispensa por justa causa de uma auxiliar de limpeza que se recusou a ser imunizada contra a covid-19. A decisão foi proferida na 2ª vara do Trabalho de São Caetano do Sul pela juíza Isabela Flaitt.

Veja a íntegra da matéria.

t

13/5, 12h50

Juíza permite visita a filha em estado grave no Dia das Mães

A juíza plantonista Rozana Fernandes Camapum, de Goiânia/GO, autorizou uma mãe a visitar sua filha, que está intubada em estado gravíssimo com covid-19, no Dia das Mães, ocorrido no último domingo, 9.

Confira.

t

13/5, 9h51

Uso de cloroquina é decidido entre médico e paciente, diz juiz

O juiz de Direito Roberto Lepper, da 2ª vara da Fazenda Pública de Joinville/SC, negou liminar em ação popular ajuizada por um grupo de pessoas que solicitava a proibição do município de Joinville em divulgar ações a favor do "tratamento precoce" da covid-19. "A prescrição medicamentosa é sempre do médico, não do paciente, a quem cabe aceitar (ou não) receber o(s) fármaco(s) prescrito(s)", disse o magistrado.

Leia aqui.

t