Novo cartório em Guaporé
TJ/RS - Guaporé ganha 2ª vara Judicial
Foi instalada no dia 22/5 a 2° vara da comarca de Guaporé. O novo cartório será responsável por mais de 4 mil processos, dividindo com a 1ª vara a carga de processos que tramita na comarca.
A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Arminio José Abreu Lima da Rosa. O magistrado disse que a instalação da Vara é um justo reconhecimento à comunidade de Guaporé e ao grande volume de processos que tramitam na Comarca.
Lembrou que a decisão de instalações é feita com muito critério devido às restrições orçamentárias e da lei de Responsabilidade Fiscal.
"O Judiciário gaúcho tem mais de 3,5 milhões de processos em tramitação e um dos menores índices de represamento do País. Isso acarreta sobrecarga para os magistrados e os servidores, mas não impede que a prestação jurisdicional seja feita com alta qualidade", afirmou.
A juíza Diretora do Foro Annie Kier HerynKopf agradeceu pela instalação e disse que foi fruto de uma ampla mobilização de todos os segmentos da comunidade, que antes não podia contar com atendimento à altura. "Agora os servidores terão melhores condições de trabalho".
O Prefeito Antônio Carlos Spiller destacou que a busca da justiça é um desejo de todos os brasileiros e que a instalação da nova Vara vai facilitar esse acesso.
O Deputado Alexandre Postal, representando a Assembléia Legislativa, salientou que a instalação da vara é a principal notícia de 2009 para a população de Guaporé: "um sonho de muito tempo".
Comarca
Estão em andamento no Foro de Guaporé cerca de 10 mil processos, dos quais 8.0093 são Cíveis e 1.594 criminais. A comarca também atende aos Municípios de Dois Lajeados, Montauri, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa e União da Serra.
Presenças
Prestigiaram a solenidade ainda o Presidente da Câmara de Vereadores, Valter Mann; o representante do Ministério Público, Promotor de Justiça Cláudio da Silva Leiria; o Vice-Prefeito Paulo Mazutti, o Desembargador José Francisco Moesch, o Juiz-Corregedor da Região, Edson Jorge Cechet; e o Juiz de Direito Rinez da Trindade.
________________