Migalhas Quentes

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do Tribunal gaúcho, traz experiência de 22 anos de advocacia

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do TJ/RS assumiu o cargo ontem, 18/5, no TJ/RS, salientando que a Justiça gaúcha é reconhecida nacionalmente pela prestação jurisdicional de vanguarda, moderna e adaptada à situação do País.

19/5/2009


5° constitucional

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do Tribunal gaúcho, traz experiência de 22 anos de advocacia

Altair de Lemos Junior, novo desembargador do TJ/RS assumiu o cargo ontem, 18/5, no TJ/RS, salientando que a Justiça gaúcha é reconhecida nacionalmente pela prestação jurisdicional de vanguarda, moderna e adaptada à situação do País.

O advogado que tem 22 anos de experiência no exercício da Advocacia, destacou a importância do 5° Constitucional que prevê a representação classista no Poder Judiciário.

O novo membro do TJ/RS afirmou que ascende à carreira da magistratura com a dupla responsabilidade de manter o alto nível jurisdicional com celeridade, "mas também de trazer para o seio da jurisdição a visão da Advocacia". A experiência de Advogado, acrescentou, pode ser compartilhada e auxiliar "para que as decisões proferidas observem todas as expectativas das partes com relação ao processo".

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ/RS, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do TJ. Na saudação, em nome do TJ, a Desembargadora Isabel Dias Almeida salientou que o novo colega tem manifestado amor pela Justiça.

"Aqui chega precedido por seu elevado conhecimento, profissionalismo, ética e moral". Na avaliação da magistrada, a investidura na carreira por membro classista é essencial para revigorar os tribunais. "Enriquecerá a Casa com seu talento e capacidade de trabalho".

Experiência compartilhada

No discurso, o novo desembargador registrou que o TJ/RS é conhecido por decisões altamente técnicas, mas jamais dissociadas da realidade socioeconômica. A Corte, disse, tem a visão aguçada das transformações do cotidiano, adaptando-se a elas, "sob pena de se traduzir numa Justiça engessada e antiquada".

Nesse contexto, afirmou, "se enquadra a Seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil". Os Advogados, frisou, na defesa intransigente dos interesses dos clientes, "trazem às portas do Judiciário estudos doutrinários e interpretações legais que se tornam o estopim para a constante atualização da jurisprudência".

Para ocupar a vaga no Judiciário Estadual, disse, "é preciso ter exercido uma Advocacia com retidão, de forma ética e competente". Referiu que diversos apoiadores de sua campanha ao cargo tornaram-se amigos.

"Advogados, magistrados, Promotores, membros do executivo e do Legislativo, pessoas de outras áreas, todas apostando que eu preenchia todos os requisitos necessários para chegar até aqui". Por fim, agradeceu o carinho dos familiares.

Presenças

Prestigiaram o evento a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha; o procurador-geral adjunto, José Guilherme Kliemann, representando o governo do Estado; a subdefensora pública-geral, Lea Brito Kasper; e o presidente da OAB/RS, Cláudio Pacheco Prates Lamachia; o ministro aposentado do STJ Athos Gusmão Carneiro; os ex-presidentes do TJ, desembargadores Cacildo de Andrade Xavier e Osvaldo Stefanello; o presidente do TRE/RS, desembargador João Carlos Branco Cardoso.

Estavam presentes, ainda, o representante do TRF da 4ª região, desembargador federal Luis Alberto D’Azevedo Aurvalle; os representantes da direção do Foro da Capital, juiz Alberto Delgado Neto, e do TRT da 4ª região, desembargador Hugo Carlos Scheuermann; o representante da procuradoria regional da União da 4ª região, João Paulo Veiga Sanhudo; os representantes do gomando-Geral da BM, Coronel Paulo Rogério Porto, e da chefia da Polícia Civil, delegado Gilberto Borsatto da Rocha; magistrados, advogados, servidores, amigos e parentes do novo desembargador.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024