Migalhas Quentes

Estátua de Álvares de Azevedo no Largo São Francisco é restaurada com apoio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice

O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a Associação dos Ex-alunos e o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice inauguraram na última quarta, 29/4, a estátua restaurada do poeta Álvares de Azevedo. A obra é um símbolo do ativismo intelectual e político dos estudantes da Faculdade, fundada em 1827, e remonta a uma das principais histórias da instituição.

4/5/2009


Reinauguração

Estátua de Álvares de Azevedo no Largo São Francisco é restaurada com apoio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice

O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa os alunos da Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco, a Associação dos Ex-alunos e o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados inauguraram na última quarta, 29/4, a estátua restaurada do poeta Álvares de Azevedo. A obra é um símbolo do ativismo intelectual e político dos estudantes da Faculdade, fundada em 1827, e remonta a uma das principais histórias da instituição.

No começo do século XX, o Centro Acadêmico XI de Agosto decidiu homenagear três famosos poetas que haviam estudado na São Francisco: Álvares de Azevedo, Castro Alves e Fagundes Varella. A arrecadação dos fundos para as obras foi realizada em um evento que contou com uma palestra do jornalista Euclides da Cunha. A verba levantada, no entanto, foi suficiente para produzir apenas uma erma - espécie de busto que inclui uma parte maior do corpo - de Álvares de Azevedo. Em 1907, a obra foi doada a Prefeitura de São Paulo, que a instalou na Praça da República. Em 2006, os estudantes de direito "resgataram" a erma durante a Virada Cultural, recolocando-o no Largo São Francisco em frente à Faculdade.

O resgate incentivou a idéia do Centro Acadêmico XI de Agosto de finalizar o projeto original, incluindo a restauração da obra e a produção das ermas de Castro Alves e Fagundes Varella. Por meio de um convênio com a Prefeitura, foi obtida a permanência da estátua no Largo São Francisco. A restauração foi viabilizada por uma parceria da Associação dos Ex-alunos com o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

"Muitos de nossos advogados estudaram na São Francisco. Apoiar este projeto é manter os laços com a instituição e fazer contato com os alunos. Além disso, contribuímos para a preservação do patrimônio e da história da Faculdade", afirma Nei Zelmonovits, CEO do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

A reinauguração contou com a participação da escritora (e ex-aluna da Faculdade) Lygia Fagundes Telles, que dividiu com o público sua dúvida de se o escultor não teria retratado a cabeça de Fagundes Varella no lugar da de Álvares de Azevedo. "As distorções dos acontecimentos são a graça da vida", afirmou a escritora, que fez questão de frisar que a Faculdade de Direito foi uma parte importante e "bela" de sua vida.

__________________
____________

Leia mais

  • 29/4/09 - Estátua de Álvares de Azevedo restaurada será reinaugurada hoje, 29/4 - clique aqui.
  • 7/1/09 - Restauro e manutenção da herma do poeta Álvares de Azevedo- clique aqui.
  • 26/5/06 - XI de Agosto resgata estátua de Álvares de Azevedo da Praça da República em SP e a transporta para o Largo São Francisco – clique aqui.
  • __________________

    Veja mais no portal
    cadastre-se, comente, saiba mais

    Notícias Mais Lidas

    Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

    23/12/2024

    Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

    23/12/2024

    TJ/SP permite penhora de bem de família de alto padrão se garantida nova moradia

    23/12/2024

    Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

    22/12/2024

    Daniel Silveira é preso novamente após descumprir regras de Moraes

    24/12/2024

    Artigos Mais Lidos

    Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

    23/12/2024

    Macunaíma, ministro do Brasil

    23/12/2024

    Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

    23/12/2024

    "Se não têm pão, que comam brioche!"

    23/12/2024

    “Salve o Corinthians”

    24/12/2024